Após duas semanas de treinos, Carlos Lima [centro] definiu o grupo para o Sul-Americano (Sérgio Gramari/Divulgação)

A Seleção Brasileira terminou nesta segunda-feira (27) em Campinas (SP) o período preparatório visando a disputa do Sul-Americano 2018. O técnico Carlos Lima anunciou a última dispensa e fechou o grupo de 12 jogadoras que embarca nesta terça-feira para Tunja, na Colômbia.

Das 15 que iniciaram os treinos há duas semanas, foram cortadas as alas Thayná e Isabela Ramona e a pivô Kamilla.

“O período de treinamento tem sido excelente, pois as jogadoras estão se dedicando ao máximo e o ambiente está muito salutar; estou extremamente feliz por participar deste processo, em que todos estão muito comprometidos. O grupo está preparado, consciente e determinado, pronto para buscar uma bela participação e tentar o título, que será muito importante na abertura deste novo ciclo”, disse o auxiliar João Camargo, técnico de Blumenau na LBF CAIXA, ao site da CBB.

Para a ala Jaqueline, o grupo se entrosou bem nas últimas semanas. “Tivemos uma ótima evolução nos treinos, taticamente e fisicamente. Além disso, aproveitamos bem o jogo preparatório que realizamos no começo da semana. Continuar evoluindo e construindo, sempre focadas para conseguir o nosso resultado final, que é a conquista desse Sul-Americano”, disse, em entrevista à Confederação.

Cestinha da LBF CAIXA em 2018, Jaqueline treina lance livre, observada por Babi (Sérgio Gramari/Divulgação)

Apenas a ala e outras 4 convocadas estiveram presentes na última conquista brasileira, em 2016: Gil, Nadia, Tati Pacheco e Tainá Paixão.

O Brasil começa a defender o título na quinta-feira (30), às 19h45, horário de Brasília, contra a Venezuela. O país está no grupo A da competição, que também tem Paraguai e Chile. O Grupo B tem a anfitriã Colômbia, Equador, Argentina e Peru. As quatro melhores seleções passam para as semifinais. A decisão acontece em 4 de setembro.

No grupo, alguns dos destaques da LBF CAIXA 2018 e campeãs históricas da competição, como Babi, Clarissa, Érika e Nadia. A seleção defende uma hegemonia de 32 anos na competição. Desde 1986, foram 16 títulos seguidos – o último há dois anos, na Venezuela.

Érika, Clarissa e Nadia compõem o núcleo do garrafão brasileiro, que também conta com a experiente Gil e a jovem Stephanie (Sérgio Gramari/Divulgação)

SUL-AMERICANO 2018

Coliseo Cubierto San Antonio – Tunja, Colômbia

Fase de Grupos

Grupo A (horário de Brasília)

30/8 – 19h45 – Brasil x Venezuela

31/8 – 15h15 – Brasil x Paraguai

1/9 – 18h45 – Brasil x Chile

SELEÇÃO BRASILEIRA

Armadoras: Babi Honório (Vera Cruz/Campinas), Lays da Silva (São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip) e Tainá Paixão (Las Heras-Argentina)

Alas: Izabella Sangalli (Club Tomás de Rocamora/Argentina), Jaqueline de Paula (Basketball Santo André/Apaba), Raphaella Monteiro (União Sportiva/Portugal) e Tati Pacheco (Sampaio Basquete)

Pivôs: Clarissa dos Santos (Lyon Asvel/França), Érika de Souza (Perfumerías Avenida/Espanha), Stephanie Soares (ADC Bradesco), Nádia Colhado (Uni Girona/Espanha) e Gil Justino (Vera Cruz/Campinas)