Fazendo um esforço de memória podemos recordar uma das conquistas mais importantes do basquete nacional: o Campeonato Mundial de 1994, quando o selecionado feminino encantou o mundo e chegou ao lugar mais alto do pódio com muitos méritos. A conquista veio com vitórias sensacionais sobre grandes potências, como Estados Unidos, Espanha, Cuba e China.

O campeonato foi disputado na longínqua Austrália, de 02 a 12 de junho. Na 1ª fase, o Brasil fez uma campanha dentro das perspectivas e avançou: vitória tranquila na estreia sobre Taiwan (112 a 83), derrota para Eslováquia (88 a 99) e a reabilitação diante da Polônia (87 a 77). Com estes resultados, o time comandado pelo técnico Miguel Ângelo da Luz se garantiu na 2ª fase, quando novamente conseguiu êxito: abriu a etapa vencendo a velha rival Cuba (111 a 91), depois veio uma derrota para a China (97 a 90) e a recuperação diante da forte Espanha (92 a 87).

A semifinal, contra os Estados Unidos, foi um jogo que nem o mais frio dos seres humanos conseguiu assistir sossegado e sentado. A vitória por 110 a 107 demonstrou que o lugar mais alto do pódio estava se tornando realidade, deixando de ser um sonho distante. E, o sonho virou mesmo realidade, já o time de Hortência, Paula, Janeth, Leila, Alessandra e Cia. não deu chance à China, da gigante Zheng Haixia, e a vitória por 96 a 87 na decisão consagrou uma geração inesquecível.

O elenco brasileiro: 04. Hortência de Fátima Marcari, 05. Helen Cristina Santos Luz, 06. Adriana Aparecida dos Santos, 07. Leila de Souza Sobral, 08. Maria Paula Gonçalves da Silva, 09. Janeth dos Santos Arcain, 10. Roseli do Carmo Gustavo, 11. Simone Pontello, 12. Ruth Roberta de Souza, 13. Alessandra Santos de Oliveira, 14. Cíntia Silva dos Santos e 15. Dalila Bulcão Mello. Comissão técnica: Miguel Ângelo da Luz (técnico), Sérgio Maroneze Duarte (assistente técnico), Hermes Balbino (preparador físico), Marli Kecorius (médica), Marisa Lebeis (fisioterapeuta), José Pedro Felício (massagista), Waldir Pagan Perez (supervisor), Raimundo Nonato (chefe da delegação) e Sérgio Barros (assessor de imprensa).

Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Rodrigo Campos/LBF