Equipe domina as estatísticas do estadual (Divulgação/Basquete Blumenau)

Única equipe invicta da primeira fase do campeonato catarinense, Blumenau conheceu nesta quarta-feira, 9, as datas do quadrangular final, que será realizado em Jaraguá do Sul e irá consagrar o campeão do estado em 2019.

Na sexta-feira (18/10, 19h), a equipe do treinador João Camargo encara o Salesiano /ABI/ FMEL, de Itajaí, terceiro colocado na fase de classificação. Na outra semifinal (20h30), as anfitriãs do Basquete Jaraguá/ SECEL enfrentam o ADLL/Leoas da Serra /Uniplac /Águas do Planalto, de Lages.

A grande decisão catarinense está marcada para sábado, dia 19, às 18h. A disputa pelo terceiro lugar acontece pouco antes, às 16h30. Os quatro jogos terão transmissão pelo Facebook da Federação Catarinense de Basketball.

Para o Final Four, Blumenau tem como certo o desfalque da ala/pivô Carina Felippus, destaque da equipe na primeira metade do campeonato (18,5 pontos de média em 6 jogos) e que está com a Seleção Militar, prestes a disputar o Mundial da categoria na China.

Ala Fabão é um dos destaques da campanha (Divulgação/Basquete Blumenau)

Em 12 jogos na competição deste ano, Blumenau demonstrou porque detém a hegemonia no estado na década. Com média de 82,6 pontos por jogo, registra o melhor ataque do torneio, impulsionado pelas boas atuações de Carina, da ala Fabão (média de 14,4 pontos) e das alas/armadoras Giulia Kuck (13 pontos por jogo) e Mariana (12,6 pontos), quatro das principais cestinhas de toda a competição. O time da mascote Frida também tem a melhor defesa, ao permitir apenas 30,3 pontos em média.

A equipe azul e branca conquistou oito das últimas nove edições do campeonato catarinense – só não venceu em 2016, quando foi vice. Neste segundo semestre, Blumenau já levantou o troféu do Campeonato Sul-Brasileiro em setembro. Em novembro, encerra a temporada com a disputa dos Jogos Abertos de Santa Catarina. A equipe tem conquistado todos estes títulos desde 2017.

Um dia após a decisão do catarinense, Camargo se apresenta em Americana-SP para comandar a seleção brasileira sub-17, que se prepara para o Sul-Americano da categoria, disputado de 4 a 9 de novembro em Barranquilla, na Colômbia. Será o terceiro trabalho do treinador com selecionados nacionais neste semestre – ele também participou do trabalho inicial que culminou no Ouro PAN-Americano e integrou a comissão técnica que conquistou o bronze na Americup, em Porto Rico.

Após medalhas com a seleção principal, Camargo busca mais um título estadual (Divulgação/Basquete Blumenau)

CAMPEONATO CATARINENSE – QUADRANGULAR FINAL

Jaraguá do Sul

18/10 – sexta feira – 19:00 – Blumenau x Itajaí
18/10 – sexta feira – 20:30 – Jaraguá do Sul x Lages
19/10 – sábado – 16:30 – Disputa 3º lugar
19/10 – sábado – 18:00 – Decisão