Alas se destacaram em 2019 pelo Sampaio Basquete e pela Seleção (Jorge Bevilacqua/Alexandre Loureiro-COB)

Última das equipes que disputam o campeonato paulista a anunciar reforços, o Ituano Basquete trouxe uma dupla de peso para o estadual. O galo assinou com Rapha Monteiro e Tati Pacheco, campeãs da LBF CAIXA 2019 pelo Sampaio Basquete e medalhistas de ouro do PAN pela Seleção Brasileira.

As duas deverão chegar ao interior paulista na segunda-feira, 7. Acabam de chegar de Porto Rico, onde subiram ao pódio da Americup pela seleção brasileira, medalha de bronze. Em agosto, ambas haviam conquistado o ouro nos Jogos PAN-Americanos de Lima, no Peru, e o primeiro título de LBF CAIXA de suas carreiras.

Monteiro, inclusive, foi a MVP da temporada. Aos 24 anos, a ala de 1,81m foi destaque da Bolívia Querida desde as primeiras rodadas, colecionando 10 prêmios individuais de MVP da partida – recordista do ano. Terminou a campanha vencedora com médias de 11,7 pontos, 7,4 rebotes, 17,6 de eficiência e 4 duplos-duplos anotados. Também foi uma das capitãs do Jogo das Estrelas, em Araraquara-SP. Em quatro temporadas na liga, Monteiro registra 82 jogos, com 9,2 pontos (58,6% de aproveitamento geral) e 5,8 rebotes por jogo nas passagens pelos pernambucanos Sport Recife, América e Uninassau.

Monteiro foi a MVP da temporada (Matheus Marques)

Já Tati Pacheco, outra all-star da temporada, foi a capitã e principal cestinha do título tricolor neste ano. Assim como Monteiro, a ala de 28 anos e 1,81m participou de todas as 25 partidas, registrando 12,4 pontos, 4 rebotes e 2,3 bolas de três convertidas – esta última a segunda melhor marca de todo o campeonato. Possui 149 jogos em 9 temporadas na história da LBF CAIXA, com médias de 9,3 pontos e 2,7 rebotes, acumulando passagens por São José-SP e também Sport Recife, América e Uninassau. Foi a campeã do Torneio de Três Pontos do Jogo das Estrelas 2016.

As duas também tem em comum o título de revelação da liga. Pacheco foi a melhor jovem da temporada 2013, enquanto Monteiro recebeu o troféu quatro anos depois, na temporada 2016/2017.

Capitã do Sampaio, Tati Pacheco (centro) ergueu o troféu de campeão da LBF CAIXA 2019 (Matheus Marques)

Rapha e Tati chegam para suprir a ausência de outras duas alas ituanas. Luana e Patricia estão com a seleção militar, que se prepara para o mundial, realizado na China. Técnico do rubro-negro, Antônio Carlos Barbosa, comemorou a chegada das atletas.

“São duas jogadoras de Seleção Brasileira, realmente jogadoras que vão ajudar bastante”, afirmou o veterano.

Com as contratações, o Ituano investe pesado na busca pelo título estadual. A equipe segue invicta na competição após as vitórias sobre Pró-Esporte/Sorocaba e Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva. A expectativa é que os reforços entrem em quadra com a camisa do galo na próxima sexta-feira, 11/10, na partida em casa contra o Santo André/Apaba/ Caoa Chery.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA.