(Divulgação)

Uma das maiores jogadoras da história do basquete mundial, Janeth Arcain finalmente entrou para o Hall da Fama da Fiba, entidade máxima da modalidade. A cerimonia de introdução aconteceu na madrugada desta sexta (30), já noite na China.

A campeã mundial e duas vezes medalhista olímpica integra a seleta lista de oito ex-jogadores da “Classe” 2019 do Hall da Fama, que reúne os maiores nomes da modalidade de todos os tempos, em reconhecimento aos grandes feitos e contribuição para o desenvolvimento do basquete em nível mundial. Além dela, apenas Hortência e Magic Paula figuram no grupo representando o basquete feminino brasileiro. Janeth também figura no Hall da Fama do Basquete Feminino nos Estados Unidos desde 2015.

“O esporte é realmente poderoso. Estou imensamente honrada e feliz por mais essa conquista. Foram muitos anos de dedicação, de esforço e superação. Agradeço aos meus familiares, amigos, comissões técnicas, companheiras de time e ao povo brasileiro por todo o apoio que tive durante a minha carreira”, disse a multicampeã.

Jogadora é uma das maiores cestinhas da História da Seleção Brasileira (Arquivo/CBB)

Em 24 anos de carreira, Janeth tornou-se uma das mais vitoriosas atletas da modalidade. Participou das maiores conquistas da Seleção Brasileira, entre os anos 1990 e 2000: ouro no PAN-1991, ouro no Mundial-1994 (feito que completa 25 anos em 2019), prata nas Olimpíadas de Atlanta-1996 e bronze em Sydney-2000.

No Brasil, foram mais de 20 títulos por clubes como Santo André, Sorocaba e São Paulo. Foi a primeira sul-americana a atuar na WNBA, pelo Houston Comets, e a única estrangeira a ser tetracampeã da Liga com o melhor basquete do mundo.

Pela seleção brasileira, Janeth é a maior cestinha em Jogos Olímpicos. Quando encerrou sua carreira em 2007, no PAN do Rio, tinha no total 2.247 pontos em 138 jogos com a Amarelinha – uma incrível média de 16,3 pontos por jogo.

Hoje, seu instituto em Santo André (SP) ensina o basquete a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos – em 17 anos, já beneficiou mais de 15 mil. Em 2018, Janeth foi a embaixadora do programa LBF nas Escolas, visitando instituições de ensino das nove cidades participantes da LBF CAIXA à época, levando aos pequenos seus ensinamentos de quadra e vida. Mais de 8 mil crianças e jovens puderam conhecer e trocar experiências com a multicampeã.

Janeth se despediu das quadras com a prata no PAN do Rio, em 2007 (Arquivo/FIBA)

Na última temporada, Janeth participou de todas as etapas do LBF nas Escolas (Divulgação)

Confira a lista do Hall da Fama 2019:

Jogadores:
Janeth Arcain (Brasil)
Margo Dydek (Polônia)
Atanas Golomeev (Bulgária)
Alonzo Mourning (EUA)
Fabricio Oberto (Argentina)
Jose “Piculin” Ortiz (Porto Rico)
Mohsen Medhat Warda (Egito)
Jiri Zidek (República Tcheca)

Técnicos:
Natalia Hejkova (Eslováquia)
Bogdan Tanjevic (Montenegro)
Mou Zuoyun (China)