Atual campeão, Vera Cruz Campinas jogará Desafio Internacional no Lançamento da LBF CAIXA 2019 (Pedro Teixeira/LBF)

A Liga de Basquete Feminino apresenta no domingo, 24 de fevereiro, a 9ª edição da LBF CAIXA, principal torneio de basquete feminino do país. O lançamento da temporada acontece às 14 horas no Tênis Clube de Campinas (SP), cidade do atual campeão Vera Cruz Campinas, com a presença de atletas das dez equipes, dirigentes, imprensa e personalidades do basquete feminino.

Na sequência, as campeãs da LBF CAIXA 2018 entram em quadra no Desafio Internacional contra o campeão argentino, que será conhecido no dia 21.

O evento apresentará as novidades para a temporada. A primeira já anunciada é a definição da abertura do campeonato para as próximas edições, que começarão sempre em 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

“Como gestão, temos focado em inovações e este lançamento é mais uma delas. Além da tradicional abertura, com a presença de representantes de todas as equipes, teremos na sequência o Desafio Internacional. Uma programação atraente para os fãs do basquete feminino, patrocinadores, parceiros, imprensa e amigos. Além disso, também anunciaremos outras novidades”, comenta o presidente da LBF, Ricardo Molina Dias.

Finais 2018 foram bastante acirradas (Matheus Marques)

A mudança no calendário é parte do Planejamento, um dos três pilares da gestão Molina (Planejamento, Transparência e Contrapartida). Como resultado, o campeonato quase dobrou o número de participantes em dois anos e tornou mais possível o repatriamento de atletas que atuam na Europa – como o caso de selecionáveis como ÉrikaClarissa, Tainá Paixão e Isabela Ramona, contratadas por Sampaio Basquete e Uninassau para a temporada.

Inovações implementadas em 2018, como as mascotes e a transmissão 100% via web de todo o campeonato, seguirão na atual edição.

Pelo segundo ano consecutivo, a LBF CAIXA cresce em equipes participantes. Serão dez em 2019: os veteranos Blumenau-SC, Ituano-SP, Sampaio Basquete-MA, Santo André/Apaba-SP, Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip, Uninassau-PE e Vera Cruz Campinas-SP, que recebem os estreantes Pró-Esporte/Sorocaba-SP, SESI Araraquara-SP e Liga Super Basketball RJ/Sodiê Doces (LSB RJ), que devolve o Rio de Janeiro ao cenário nacional da modalidade após 8 anos.

Recentemente, a Liga também obteve a renovação de seu Certificado ISO 9001:2015, mantendo a qualidade dos processos internos da entidade, e renovou a parceria com a Wilson para a bola oficial do campeonato, a NCAA Gameball.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

Evento em 2018 reuniu todas as equipes em SP (João Pires/LBF)

LANÇAMENTO LBF CAIXA 2019

VERA CRUZ CAMPINAS x CAMPEÃO ARGENTINO

Ginásio do Tênis Clube de Campinas (SP)

Rua Dr. Guilherme da Silva, s/nº – Cambuí – Campinas (SP)