LBF CAIXA teve quatro parceiros de mídia nos últimos dois anos (Reprodução ESPN/ TV NSports/ SporTV/ TV Gazeta)

A edição 2019 da LBF CAIXA terminou em agosto com o segundo título do Sampaio Basquete. As três vitórias da Bolívia Querida na série final tiveram a dupla transmissão da ESPN e da TV NSports, os parceiros de mídia que transmitiram todos os 107 jogos do campeonato.

Aliás, acompanhar toda a ação do principal torneio de basquete feminino do país é algo possível desde a edição anterior, em 2018. A Liga de Basquete Feminino trouxe o pioneirismo no esporte olímpico nacional ao transmitir todos os jogos da LBF CAIXA, através de parcerias com canais de TV e, sobretudo, com as exibições online pela LBF LIVE, ação implantada em 2017 pela gestão de Ricardo Molina.

“Quando poucos imaginavam, a LBF e os clubes se tornaram pioneiros na transmissão de 100% dos seus jogos, graças a uma parceira de respeito mútuo. Hoje, comemoramos o feito e já temos como certa a continuidade do trabalho para 2020”, festejou Molina.

Isso foi possível por meio da participação de todas as equipes da LBF CAIXA em um dos três pilares de gestão da liga, a contrapartida. Visando a melhoria e exposição do campeonato, os times foram estimulados a desenvolver uma série de ações, como a exibição online de seus jogos como mandante, e em retorno recebiam subsídios da LBF – como passagens aéreas para viagens interestaduais, taxa de arbitragem e parte da comunicação visual de quadra (placas de publicidade e adesivos de quadra), por exemplo.

Plataforma disponível no site da LBF é totalmente gratuita (Reprodução)

A LBF criou uma plataforma exclusiva onde o fã da modalidade pudesse acompanhar os jogos pela WEB ao vivo, na íntegra, de forma gratuita e que pudessem ser assistidos a qualquer momento, sob demanda. De fácil acesso, a ferramenta gerenciada pela TV NSports também traz os melhores momentos da competição.

Em 2018, através da parceria com a TV Gazeta, que exibia a LBF CAIXA aos domingos, o basquete feminino retornou à TV aberta após duas décadas. Em 2019, também após 20 anos, a modalidade voltou à grade de programação da ESPN, que fidelizou o horário do basquete feminino com jogos todas nas quintas-feiras, às 19 horas. Até 2017, apenas os jogos da fase final eram transmitidos, em canal por assinatura através do SporTV, emissora oficial da LBF CAIXA por oito anos.

A profissionalização da liga refletiu no crescimento do número de equipes e estados representados na competição. De seis times na temporada 2016/17 – a última antes da era Molina -, o campeonato passou a ter 10 agremiações, promovendo inclusive o retorno de um importante celeiro de jovens talentos para a modalidade, o Rio de Janeiro.

A ESPN foi uma das parceiras de mídia em 2019 (Reprodução/ESPN)

Com uma LBF CAIXA mais forte também pela repatriação das principais jogadoras brasileiras, que voltaram a competir no país depois de três anos, a seleção também voltou a dar alegrias, com a medalha de ouro nos Jogos PAN-Americanos de Lima, em julho, e a mais recente medalha bronze da Americup, conquistada em Porto Rico. Em cada uma das conquistas, 11 das 12 jogadoras haviam entrado em quadra pela LBF CAIXA 2019, como Érika, Nadia, Clarissa, a MVP da temporada Raphaella Monteiro e a MVP das Finais, Tainá Paixão.

Inspirada pelos pilares da Transparência, Planejamento e Contrapartida, a LBF aumenta a atratividade de seu campeonato a cada temporada e se consolida como uma entidade de gestão profissional. Outra prova disso é certificação pelo Sistema de Qualidade ISO 9001:2015, conquistada por dois anos consecutivos. Para 2020, ano da 10ª edição, mais novidades virão por aí.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA.

Transmissão produzida por Blumenau foi escolhida como a melhor da temporada (Arte)