A Liga de Basquete Feminino divulgou nesta quarta-feira (31/3) os resultados dos testes de covid-19 realizados no mês de março para a disputa da LBF 2021.

No período, foram realizados 247 exames, entre atletas (152), estafe das equipes (78) e integrantes do quadro oficial de arbitragem da competição (17). Destes, dois testaram positivo – o que representa apenas 0,8% do total.

Presidente da Comissão de Atletas da LBF e ala do KTO/Blumenau, que estreia na temporada nesta quarta-feira (19h, LBF LIVE), diante do Vera Cruz Campinas, Mariana Camargo ressalta a segurança imposta para o campeonato:

Luana, do KTO/Blumenau, durante a testagem do elenco catarinense (Divulgação KTO/Blumenau )

“Eu conversei com atletas de cada equipe, que me passaram um feedback de seus elencos, e senti bastante segurança delas para continuarmos o campeonato. Elas se sentem seguras e tranquilas (com o protocolo), desde a percepção dos sintomas, até os testes, que são feitos periodicamente. Todas têm muita ciência da atual situação do país e de como a gente precisa se cuidar cada vez mais. Seguindo o protocolo, eu senti uma tranquilidade muito maior em relação ao ano passado. É algo que traz mais segurança para as atletas e todos os envolvidos nos jogos”, comenta a atleta.

Élcio Ortiz, treinador do Vera Cruz Campinas, ratifica:

“O protocolo desenvolvido é muito importante. Nós o temos seguido à risca. Ele foi feito para termos uma maior segurança dentro da competição, dos jogos, para todos terem uma garantia. Isso é muito importante pra gente e a gente vai seguindo ponto a ponto para todos terem a garantia de um jogo e uma viagem mais seguros possível”, diz.

Élcio Ortiz, técnico do Vera Cruz Campinas, e a ala Tassia, sendo testados (Divulgação Vera Cruz Campinas)

A LBF 2021 realizou desde 8 de março cinco partidas. A entidade tem realizado reuniões a cada três dias para a deliberação da tabela de jogos, por conta das medidas governamentais restritivas na pandemia. Os encontros virtuais têm a participação da diretoria, do conselho de administração, dos dirigentes dos clubes e da comissão de atletas da LBF.

O protocolo sanitário da competição foi aprovado em fevereiro por dirigentes e profissionais de saúde das oito equipes participantes. O documento define que todas as atletas e integrantes das comissões técnicas deverão ser testados através de teste RT-PCR ou Teste de Antígeno a cada 14 dias. Potenciais casos positivos para covid-19 deverão ser imediatamente comunicados à LBF e cumprir período de 10 dias em isolamento, não podendo disputar jogos ou frequentar os ginásios.

Nos ginásios, todos deverão ter a temperatura corporal aferida, obedecer um distanciamento social de no mínimo 1,5 metro e utilizar máscaras – exceto quando as atletas estiverem em jogo. Todos também deverão higienizar frequentemente as mãos com álcool 70% em gel ou água corrente e sabão, além de evitar o toque nos olhos, nariz e boca. Será de responsabilidade do clube mandante a higienização constante do ginásio e superfícies potencialmente compartilháveis (maçanetas, corrimãos e torneiras, por exemplo).

Clique para visualizar o documento na íntegra

“O mais importante nesta pandemia é o cuidado e zelo com as pessoas. As decisões tomadas farão com que o campeonato possa transcorrer de forma segura e isso é o que importa: realizar uma competição nacional, priorizando a segurança de todos os envolvidos no processo. A LBF demonstra, dessa forma, sua competência na gestão da competição frente à uma pandemia”, disse João Camargo, técnico do KTO/Blumenau, quando da definição do protocolo.

A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.