Valter discursa na cerimônia de abertura do BIB (Divulgação/Nosso Clube)

A Liga de Basquete Feminino participou nesta segunda-feira (16) da abertura do primeiro campeonato brasileiro interclubes de base (BIB) sub-21, que está sendo realizado até sábado (21) em Recife (PE). O vice-presidente Valter Ferreira representou a diretoria da LBF ao receber a homenagem dos organizadores do evento pelos serviços da entidade ao basquete feminino.

O 1º Brasileiro Interclubes de Base tem sede no CT RD Sports, centro de treinamentos da Uninassau/Cabo de Santo Agostinho, e reúne cinco equipes, três delas de Pernambuco: Instituto Vitaliza/Nosso Clube (PE), Clube Náutico Capibaribe (PE), RD Sports (PE), Associação Sorriso Basquetebol (MT) e ADC Bradesco (SP).

As equipes pernambucanas têm ligações com a LBF. A RD Sports é a equipe de base da Uninassau/Cabo de Santo Agostinho e conta com jogadoras que disputaram a última edição da LBF CAIXA pela equipe pernambucana, como as pivôs Luiza (19 anos) e Jennifer (16 anos) e a armadora Rayane, a mais ‘experiente’ delas na competição, com quatro jogos na temporada. Em entrevista ao globoesporte.com local, ela comentou sobre o novo torneio.

Rayane disputou a LBF CAIXA 2019 pela Uninassau/Cabo de Santo Agostinho (Diego Maranhão)

– É uma honra muito grande receber esse campeonato pela primeira vez aqui no Recife, receber outros times é sempre muito gratificante. Será muito importante para nós pela visibilidade que o basquete feminino sub-21 vai ter e pelas novas experiências que vamos viver. Jogar em casa é sempre incrível, pois a família estará nos prestigiando. Será uma semana de muito aprendizado e temos a melhor expectativa possível – disse a jovem de 1,61m, que foi revelada por outra equipe do campeonato, o Nosso Clube.

O RD Sports também recebe atletas do projeto Cestinhas do Futuro, apoiado pela Uninassau, que venceu o prêmio LBF CAIXA Social 2019. Outra equipe do campeonato sub-21, o Náutico participa através do projeto da campeã da LBF CAIXA 2013, medalhista olímpica e técnica da base, Adrianinha.

O torneio é realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e o Instituto Vitaliza/Nosso Clube (PE), anfitrião do evento. As equipes jogam entre si em turno único e as duas melhores seguem para a decisão. Terceiro e quarto colocados disputam a medalha de bronze.

No primeiro dia de jogos, vitórias do ADC Bradesco sobre o Instituto Vitaliza/Nosso Clube por 94 a 25 e do RD Sports sobre o Náutico, por 90 a 26. As transmissões dos jogos são realizadas no Facebook do Nosso Clube e mais informações sobre a competição podem ser encontradas no site da CBB.

Cinco equipes de três estados disputam título inédito da base nacional (Divulgação/Nosso Clube)

Tabela – 1º Campeonato Brasileiro Interclubes de Base sub-21

  • 1ª rodada: 16 de setembro (segunda-feira)

17h: ADC Bradesco (SP) 94×25 Instituto Vitaliza/Nosso Clube (PE)
19h: RD Sports (PE) 90×26 Clube Náutico Capibaribe (PE)

  • 2ª rodada: 17 de setembro (terça-feira)

17h: Clube Náutico Capibaribe (PE) x ADC Bradesco (SP)
19h: Instituto Vitaliza/Nosso Clube (PE) x Sorriso Basquete (MT)

  • 3ª rodada: 18 de setembro (quarta-feira)

17h: Instituto Vitaliza/Nosso Clube (PE) x Clube Náutico Capibaribe (PE)
19h: Sorriso Basquete (MT) x RD Sports (PE)

  • 4ª rodada: 19 de setembro (quinta-feira)

17h: Sorriso Basquete (MT) x ADC Bradesco (SP)
19h: Instituto Vitaliza/Nosso Clube (PE) x RD Sports (PE)

  • 5ª rodada: 20 de setembro (sexta-feira)

17h: Clube Náutico Capibaribe (PE) x Sorriso Basquete (MT)
19h: RD Sports (PE) x ADC Bradesco (SP)

  • Final: 21 de setembro (sábado)

14h: 3º colocado x 4º colocado
16h: 1º colocado x 2º colocado