A LBF CAIXA conheceu o líder da fase de classificação nesta quinta-feira. Depois de três períodos de puro equilíbrio no placar, o Corinthians/Americana foi praticamente perfeito nos primeiros minutos do último quarto e saiu do Ginásio do Centro Cívico, em Americana, com vitória sobre o Uninassau/América, por 80 a 71, e com a primeira colocação geral da fase de classificação do campeonato nacional.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Põe na conta: Com a vitória, o Corinthians agora é dono da campanha de 16 vitórias em 19 partidas disputadas na LBF CAIXA (84,2% de aproveitamento). Já o América de Recife também disputou 19 jogos, porém possui 14 triunfos (73,6% de aproveitamento).

Topo garantido: Mesmo ainda com uma partida para disputar no campeonato, o Corinthians assegurou a primeira posição na tabela de classificação. Agora, o time alvinegro não pode mais ser ultrapassado e terá o mando de quadra na fase semifinal e em uma possível Final.

Confrontos já definidos: Além de garantir a liderança, o Corinthians já sabe que enfrentará o Maranhão Basquete na fase semifinal dos playoffs da LBF CAIXA. Já o outro confronto será entre Sampaio Corrêa Basquete e América de Recife.

E agora: Após a partida desta quinta-feira, Corinthians e América de Recife voltam a se enfrentar na LBF CAIXA no sábado (02/04), novamente no Ginásio do Centro Cívico de Americana, às 10h30 (de Brasília), ao vivo nos canais SporTV.

Pelo segundo ano consecutiva a equipe da cidade de Americana ficou com a melhor campanha da fase de classificação da LBF CAIXA (Divulgação)

Pelo segundo ano consecutiva a equipe da cidade de Americana ficou com a melhor campanha da fase de classificação da LBF CAIXA (Divulgação)

Tudo igual: Durante a primeira etapa, Corinthians e América de Recife mostraram desempenhos praticamente idênticos em quadra e isso se refletiu dentro de quadra. O 1º tempo do jogo terminou 35 a 35, com o time paulista vencendo o quarto inicial por 19 a 16 e a equipe pernambucana com vitória no 2º, também por 19 a 16.

Momento chave: Depois de ver o América de Recife levar vantagem no terceiro período, o Corinthians contou com mão afiada de Karla Costa, com dois arremessos certeiros para 3 pontos seguidos logo nos primeiros minutos do quarto período, para assumir a liderança do placar, abrir quatro importantes pontos de vantagem (67 a 63) e ficar à frente do marcador até o final.

Nome do jogo: Uma das destaques da ótima campanha do Corinthians na LBF CAIXA, a pivô Gilmara voltou a mostrar grande desempenho em quadra e foi a protagonista da vitória de seu time, ao sair de quadra com 21 pontos e quatro rebotes.

Também ajudou: Companheira de garrafão de Gilmara, a jovem pivô Damiris também teve atuação fundamental para o Corinthians fechar a partida, com 18 pontos e seis rebotes.

Bem que tentaram: Pelo lado da equipe pernambucana, destaque para pivô Érika de Souza, com 16 pontos e cinco rebotes, e para a ala/pivô norte-americana Lacy, que também fechou a partida com 16 tentos anotados.

Sequência encerrada: Érika de Souza entrou em quadra defendendo a grande sequência de nove partida com duplo-duplo na LBF CAIXA, a melhor de sua carreira, porém, com apenas cinco rebotes na partida de hoje, a sequência chegou ao fim.

Duros desfalques: Para a partida desta noite, o técnico Roberto Dornellas não contou com os trabalhos da armadora Adrianinha e da ala Ariadna. Ambas estão com problemas na panturrilha e só voltam a jogar nos playoffs da LBF CAIXA.