Ariadna ultrapassou a marca dos 2.500 pontos na LBF CAIXA (Fábio Leoni/Vera Cruz Campinas)

Em tarde bastante quente em Campinas (SP), no Ginásio AAPP Paineiras, as equipes que ocupam as extremidades da tabela abriram o domingo da LBF CAIXA. O Poty/BAX/Catanduva até começou melhor, chegando a abrir 8 de vantagem nos minutos iniciais, mas não suportou a reação do Vera Cruz Campinas, que virou e venceu por 79 a 64. A ala Karla, da equipe local, foi a cestinha do jogo com 17 pontos. Julieta Ale, com 13 pontos e 10 rebotes, foi mais uma vez a principal jogadora catanduvense.

O jogo também foi marcado por um número histórico. Com 12 pontos, a ala Ariadna, maior cestinha da história da LBF CAIXA, ultrapassou a marca dos 2.500 da carreira na Liga. Recentemente, a cubana também superou os 5 mil minutos jogados na competição – é também a única a registrar a marca.

A partida começou com o time visitante mais ligado e o da casa mais displicente. A equipe de Fernanda Hartwig esteve a frente do placar durante os primeiros 7 minutos, acertando duas de três cestas de três pontos. Sentindo a maratona de jogos, o Vera Cruz Campinas foi entrando no jogo em ritmo lento. Assumiu a frente pela primeira vez a dois minutos do fim do 1º período, para não mais perde-la.

Experiente, a equipe campineira aproveitou para pontuar nos muitos erros cometidos pelo Poty/BAX/Catanduva – foram 14 só no primeiro tempo, que terminou com parcial 38×30 para o time de Vendramini.

O líder voltou a imprimir seu forte ritmo no terceiro período, quando Ariadna enfim entrou no jogo e atingiu sua nova expressiva marca. Dos 26 pontos no período, 10 foram da cubana. As visitantes até diminuíram bastante os erros (apenas um), mas Campinas já estava longe. O bom último quarto catanduvense fez a equipe reduzir a diferença no placar, vencendo por 20 a 15 quando as donas da casa iam administrando a vantagem, fechada em 15 pontos ao final dos quarenta minutos.

Com 17 pontos, Karla aproveitou diversos erros do adversário, mas também criticou a atuação do time (Fábio Leoni/Vera Cruz Campinas)

Apesar da vitória, os discursos ao final da partida foram de autocrítica das jogadoras do Vera Cruz Campinas.

– Não foi um jogo bom pro nosso time. Um time apático, tanto no ataque como defesa, catanduva fez a parte delas. Até demos sorte, porque poderíamos ter perdido o jogo de hoje. Mas vai servir de lição e para pra pensar, porque não pode ter atitude assim -, disse Ariadna, que também comentou seus 2.500 pontos na LBF. “É sempre muito bom ter esses recordes pessoais, mas a gente sai com a sensação de que poderia ter feito mais”.

Cestinha do jogo, Karla endossou o coro da cubana. “Um jogo excelente pra Catanduva e bem ruim pra gente. Levamos um susto dentro de casa, a  gente sabe que foi bem abaixo do que a gente vinha apresentando. Que sirva de alerta, para a gente não achar que tá ganho. Tem que jogar, senão complica- criticou a jogadora mais experiente do Vera Cruz Campinas.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.