Superado pelo Corinthians no Jogo 5, Uninassau ficou com o vice-campeonato da LBF CAIXA 16/17 (João Pires/LBF)

A temporada 2016/2017 da LBF CAIXA não terminou da forma que o Uninassau Basquete desejava, porém o vice-campeonato conquistado na sétima edição da história do campeonato nacional ficará sim marcado como mais um grande resultado do projeto de Roberto Dornelas e também do basquete nordestino brasileiro.

Nesta terça-feira (02/05), contando com o Ginásio Centro Cívico, em Americana (SP), completamente lotado, o Uninassau foi superado pelo Corinthians, por 73 a 66, e ficou com o vice-campeonato da LBF CAIXA 2016/2017 após o time alvinegro fechar a série melhor de cinco jogos em um emocionante placar de 3 a 2.

“Recebemos muitas críticas em nosso trabalho de quadra e de formação, mas muita gente não está no nosso dia a dia. Nosso projeto já teve quatro equipes diferentes em cinco anos e fizemos quatro finais. Na temporada passada ficamos a uma partida de disputar mais um título e não conseguimos manter esse 100% em finais. Estamos produzindo atletas, estamos levando o nome do Estado de Pernambuco para a elite do basquete feminino brasileiro”, comentou Roberto Dornelas, técnico do Uninassau.

O Uninassau brigou com todas as duas forças, mas não conseguiu o título da LBF CAIXA (João Pires/LBF)

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Essa foi a quarta vez que Roberto Dornelas levou um time pernambucano ao pódio da LBF CAIXA. Em 2012/2013, com o Sport Recife, Dornelas foi campeão invicto do maior campeonato de basquete feminino do Brasil e deu o primeiro resultado importante para o basquete nordestino brasileiro.

Nas temporadas seguintes, ainda com o Sport em 2013/2014 e depois com o América de Recife 2014/2015, Roberto Dornelas novamente levou suas equipes para a Final da LBF CAIXA, porém foi superado pelo Americana em ambas decisões e acabou ficando com o troféu de vice-campeonato.

Sem um representante nas Finais da temporada passada, o Estado de Pernambuco teve o Uninassau Basquete como representante na LBF CAIXA 16/17. Com nome, cores e logo novo, porém com todo o projeto mantido, o Uninassau fechou a sétima edição da LBF com o vice-campeonato, o quatro troféu (1 campeão e 3 vice) em cinco temporadas no campeonato nacional.

“Eu não trabalho sozinho. Procuro me aperfeiçoar a cada ano para melhor. Tenho muito orgulho em falar que sou formado e pós-graduado em educação física e diversos cursos de treino de basquete sempre para melhorar. Nosso projeto está dando certo e espero que muita gente conheça a fundo ele antes de dizer coisas ruins. O resultado está aí”, disse Dornelas.

Em cinco anos de projeto no Estado de Pernambuco foram quatro Finais para Roberto Dornelas na LBF CAIXA (João Pires/LBF)

Antes de disputar a LBF CAIXA, o Uninassau se preparou nos Estados Unidos, onde realizou partidas preparatórias contra universidades norte-americanas. Já na LBF CAIXA, com base do elenco mantida da temporada anterior e reforçado de Casanova, destaque pelo Maranhão na última edição da LBF CAIXA, o time pernambucano abriu o campeonato nacional como um dos favoritos pelo título.

“Fizemos diversas parcerias no começo da temporada e felizmente conseguimos fazer parte da nossa temporada nos Estados Unidos graças a Uninassau. Tínhamos um grupo novo, com muitas meninas novas, fizemos um trabalho muito legal com nossa psicóloga lá, já preparatório para toda a temporada e isso nos ajudou demais para começar bem a temporada que foi longa”, comentou o treinador.

Com boa campanha na fase de classificação, com 14 triunfos em 20 partidas disputadas, o Uninassau foi dono da 2ª melhor campanha da primeira fase. Na semifinal dos playoffs encarou o Santo André/APABA e se classificou para a decisão depois de vencer as duas primeiras partidas da série. Já na Final, o resultado não foi o desejado e o time comandado por Roberto Dornelas acabou com o troféu de vice-campeão.

“Demostramos a força do nosso elenco e do Estado de Pernambuco. Evoluímos a cada jogo na competição, evoluímos como atletas e como pessoas. Mais uma temporada que se acaba com a gente na elite. Foi uma Final espetacular com cinco partidas. O Corinthians foi campeão, mas o basquete feminino também ganhou ao final da LBF CAIXA”, finalizou Dornelas.

Vice-campeonato deve ser muito comemorado pelo Uninassau, por sua campanha, projeto e conquista nesta temporada (João Pires/LBF)