O Minnesota Lynx, da pivô Damiris do Amaral, irá buscar a partir da madrugada deste sábado (30 de agosto), às 02h00 (de Brasília), uma vaga na final da WNBA – 2013/14 (versão feminina da Liga Profissional Norte-americana). O Minnesota enfrenta o Phoenix Mercury na primeira partida do playoff final da Conferência Oeste, no US Airways Center, em Phoenix. O Lynx é o atual campeão da WNBA e conquistou o título também em 2011, além de ter sido vice em 2011.

Damiris, que faz sua estreia na Liga Americana, não esconde sua expectativa de disputar a primeira final da competição.  “Estou muito contente de fazer parte desse momento do meu time. Treinamos e demos muito duro durante toda a temporada regular para chegarmos até aqui. Vou dar o meu máximo para ajudar o Lynx a conquistar o título da Conferência e garantir sua vaga na decisão. Conto com as boas vibrações dos brasileiros para nos ajudarem a chegar na grande final”, disse a pivô, campeã da última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) pela Unimed/Americana.

As duas equipes voltam a se enfrentar no domingo (31 de atosto), às 17h30 (de Brasília), no Target Center, em Minneapolis (EUA). Caso seja necessário, a terceira e decisiva partida está marcada para o dia 02 de setembro (terça-feira), em Phoenix (EUA).

Para chegar à final da Conferência, o Lynx ganhou a série contra o San Antonio Stars por dois a zero. Já o Phoenix Mercury levou a melhor nas duas partidas contra o Los Angeles Sparks.

Atlanta fora da final
Pelas semifinais da Conferência Leste, o Atlanta Dream, das pivôs Érika de Souza e Nádia Colhado, foi superado pelo Chicago Sky por 81 a 80, no Philips Arena, em Atlanta (EUA). Com a derrota, o Sky fechou a série em dois a um e vai decidir o título da Conferência contra o Indiana Fever. O primeiro confronto da série melhor-de-três está marcado para sábado (30 de agosto), na Bankers Life Fieldhouse, em Indianápolis. O segundo jogo será na segunda-feira (1º de setembro), na All State Arena, em Chicago (EUA). Se necessário, o terceiro duelo será novamente em Indianápolis, no dia 03.

Na história das finais da WNBA, as equipes do Oeste ganharam 13 títulos contra quatro das franquias do Leste.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fonte: CBB
Foto: Divulgação/CBB