Paixão recebe do vice-presidente da LBF, Valter Ferreira, o troféu de MVP das Finais LBF CAIXA 2019 (Matheus Marques)

O Sampaio Basquete confirmou a renovação de um dos destaques da campanha do título da LBF CAIXA em 2019. A MVP das Finais Tainá Paixão assinou novo vínculo com a equipe maranhense para a próxima temporada.

Paixão atuou em 19 partidas da campanha bicampeã da Bolívia Querida, anotando 9,2 pontos, 2,3 rebotes e outras 2,3 assistências.

Jogadora de confiança do argentino Cristian Santander, a ala/armadora cresceu de produção nas fases decisivas da competição e terminou como a jogadora mais valiosa das Finais, quando foi a MVP do jogo 1 e teve 13,3 pontos, 62,9% de aproveitamento nos arremessos gerais, 86,3% lances livres e 13 de eficiência. Antes, na semifinal, havia chegado à marca pessoal dos mil pontos em sete temporadas na LBF CAIXA.

Paixão foi a melhor jogadora da decisão do PAN 2019, contra os EUA (Alexandre Loureiro/COB)

Além do título nacional, o ano de 2019 também foi especial para a atleta por ter participado da conquista da medalha de ouro pela Seleção Brasileira, nos Jogos PAN-Americanos de Lima – sendo a melhor jogadora da final, com 24 pontos -, e do bronze na Americup, em Porto Rico. Novamente chamada por José Neto, Tainá Paixão atualmente treina com o grupo que vai brigar pela vaga olímpica na França, em fevereiro.

A paulista de 1,73m e 28 anos também acumula participações na LBF CAIXA por São José-SP, América-PE e Ourinhos, pelo qual foi eleita a revelação da temporada 2013/2014. Tem 130 jogos no currículo, com médias de 8,2 pontos, 2,9 rebotes e 2,4 assistências. Entre sua primeira passagem pelo Sampaio Basquete, na temporada 2016/2017, e seu retorno em 2019, Paixão atuou na Liga Portuguesa, defendendo Olivais e AD Vagos.

A ala/armadora é a segunda jogadora confirmada no elenco boliviano em 2020, que já anunciou a volta da ala Isabela Ramona. O comando técnico também contará com o retorno do francês Virgil Lopez, que levou a equipe ao vice-campeonato em 2018.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da LBF, que organiza a LBF CAIXA e possui a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).