Erika “deu o sangue em quadra” para o Sampaio vencer (Matheus Marques/Sampaio Basquete)

No duelo de equipes em recuperação na temporada, o Sampaio Basquete levou a melhor neste domingo (9/5) de Dia das Mães e superou o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva por 63 a 56, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA).

Sem contar com os quatro reforços que já chegaram, mas que ainda não estavam inscritos na data original do confronto (16 de março) – Débora, Rapha Monteiro, Isabela Ramona e Katrina Pardee -, e sem a pivô Gil Justino, cestinha da equipe na temporada, fora por amidalite, o tubarão teve em Erika Leite o seu principal expoente para o terceiro triunfo do ano.

A ala/armadora teve seu melhor jogo na temporada, com 24 pontos, 8 rebotes, 5 assistências e 26 de eficiência para ser a vencedora do Troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

Sua irmã, a armadora Luana Leite, teve um duplo-duplo de 12 pontos e 13 rebotes, enquanto Jeanne adicionou mais 14 pontos para a Bolívia Querida.

Thaissa puxa ataque do AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva; 24 pontos pra ela (Matheus Marques/Sampaio Basquete)

Pelo AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva, que não pode contar com a armadora Larissa, outra que não estava regularizada para o jogo, o principal destaque foi Thaissa, cestinha do jogo ao lado de Erika, com 24 pontos e 8 rebotes para o time paulista. Beatriz, ex-Sampaio, teve 15 pontos e 8 rebotes, enquanto Nicolle Chirinda adicionou mais 11 para o BAX.

A vitória fez o Sampaio subir para a quarta posição, com 10 pontos e três vitórias em sete jogos, ainda podendo ser ultrapassado neste primeiro turno para a Sodiê Doces/Mesquita/LSB, que na próxima sexta-feira enfrenta o KTO/Blumenau. As catanduvenses figuram na sétima posição, com 8 pontos e apenas uma vitória em sete jogos.

Confira aqui as estatísticas da partida


O jogo

O jogo começou bastante estudado por ambas as equipes, que fizeram um primeiro tempo em baixa rotação. Após o empate a 14 pontos nos dez primeiros minutos, as visitantes tomaram a frente no segundo quarto, com Bia e Thaissa comandando a parcial 21 a 17, levando o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva ao intervalo com quatro pontos de vantagem –  e uma bela cesta de três de Bia no estouro do cronômetro.

Beatriz foi bem contra ex-equipe (Matheus Marques/Sampaio Basquete)

Virgil Lopez mexeu no brio do grupo, que voltou melhor para a segunda etapa, especialmente Erika Leite, que chamou a responsabilidade e incendiou o terceiro período com 14 dos 16 pontos do Sampaio na parcial – empatando o jogo a 47 pontos ao fim de 30 minutos.

No fim do terceiro período, um susto. Correndo para o contra-ataque, Erika Leite não viu Jeanne e se chocou com a companheira. O esbarrão abriu o supercílio esquerdo da ala/armadora, que precisou ser enfaixada para o resto do jogo.

No período final, a remontada boliviana começou na bola de três de Luana Leite, a seis minutos do fim (51×50). Natalia ainda tentou retomar a frente para as paulistas, mas a defesa tricolor segurou o ímpeto e deixou a vitória em São Luís.


Aspas: 

Erika Leite, ala/armadora do Sampaio Basquete e MVP da partida

(Matheus Marques/Sampaio Basquete)

“Quando a Gil falou que não ia jogar, isso mexeu um pouco com a gente, pois ela tem uma importância sem igual na nossa equipe. Com a ausência da Débora já seria bem difícil, e sem a Gil  também, sabíamos que seria matar ou morrer. Entramos com esse pensamento – de que aqui é a nossa casa e, para tirar uma vitória aqui, o adversário precisaria jogar muito. Nós nos fechamos e resolvemos fazer por nós. Entramos com o pensamento de que hoje seria uma final, que nós nos ajudaríamos em todas as bolas e, no final, deu certo.”

 Beatriz, armadora do AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva

“A partida de hoje foi bem disputada. Mas tivemos falhas, perdemos alguns rebotes importantes e, no momento crucial, deixamos o Sampaio gostar do jogo; consequentemente, não conseguimos ter boas escolhas no ataque. Jogo a jogo, temos mostrado que estamos evoluindo como grupo. Viemos de uma vitória importante e fizemos bons jogos também, com derrotas que foram nos detalhes, assim como hoje. Para o segundo turno, a gente vai continuar se preparando melhor e evoluir ainda mais, com certeza.”


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.