Etapa na França vai definir classificação a Tóquio (FIBA)

O técnico José Neto anunciou nesta segunda-feira (16) a lista com 17 atletas para os treinamentos ao Pré-Olímpico Mundial de Bourges, na França, de 6 a 9 de fevereiro de 2020. O grupo é praticamente o mesmo da última convocação, para a etapa continental das eliminatórias. A novidade é a convocação da ala Jeanne, do Vera Cruz Campinas.

A lista contempla seis campeãs da LBF CAIXA 2019 pelo Sampaio Basquete – Tainá Paixão, Tati Pacheco, Rapha Monteiro, Clarissa, Vitória Marcelino e Maria Carolina, além de cinco atletas do Vera Cruz Campinas, duas do Pró-Esporte/Sorocaba e duas do Ituano Basquete. Duas baixas já são certas para a competição na França: as pivôs Nádia Colhado, do Flammes Carolo-FRA, que está lesionada, e Stephanie Soares, por questões educacionais com a The Master’s University, dos Estados Unidos.

– Fazer a convocação para essa competição é sinônimo de que estamos no caminho certo. Há seis meses iniciamos um processo para que o basquete feminino pudesse voltar a jogar uma competição de nível mundial. Atingimos esta meta, mas temos um propósito ainda maior. Iremos com esse grupo continuar nossa preparação para buscar uma das vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Uma competição dura, mas estamos muito motivados e dispostos a enfrentar essas dificuldades por mais esse passo – disse o técnico José Neto.

As jogadoras se apresentam em 12 de janeiro na capital carioca e começam os treinos no dia seguinte, na Arena Carioca 1, até o dia 27. A equipe embarca para a Europa no dia 28 onde também fará amistosos preparatórios. O grupo brasileiro terá França, Austrália e Porto Rico e dará três vagas às Olimpíadas.

A seleção fecha 2019 com saldo positivo, ao recuperar o prestígio internacional com a conquista do PAN após 28 anos, a medalha de bronze na Copa América e a boa campanha na etapa regional que qualificou ao Pré-Olímpico Mundial.

SELEÇÃO BRASILEIRA

LISTA DE CONVOCADAS- PRÉ-OLÍMPICO MUNDIAL

Armadoras
Débora Costa – SESI Araraquara
Lays da Silva – Vera Cruz Campinas
Alana Gonçalo – Santo André/Apaba/ Caoa Chery

Alas/Armadoras
Tainá Paixão
Isabela Ramona
Patrícia Teixeira – Vera Cruz Campinas

Alas
Tatiane Pacheco – Ituano
Raphaella Monteiro – Ituano
Jeanne Flausino Morais – Vera Cruz Campinas

Alas/pivôs
Damiris Dantas – Busan BNK Sum-KOR
Mariana Dias – Vera Cruz Campinas
Vitória Marcelino
Clarissa Santos – Asvel Lyon-FRA

Pivôs
Erika Souza – IDK GIPUZKOA UPV-ESP
Maria Carolina Oliveira – Pró-Esporte Sorocaba
Jeniffer Nonato – Pró-Esporte Sorocaba
Juliana Maria – Vera Cruz Campinas