Patty e Aruzha iniciam mais uma temporada por Campinas e Sorocaba (Fábio Leoni/ (Marina Gouvêa)

Mais dois paulistas estreiam nesta quinta-feira pela LBF CAIXA. Jogando no ginásio da Ponte Preta em Campinas (SP), a partir das 19 horas, Vera Cruz Campinas e Pró-Esporte/Sorocaba iniciam a nova temporada com elencos diferentes do ano passado.

Atual vice-campeão da liga e campeão paulista, o time campineiro tem desde o estadual um novo comandante, Élcio Ortiz, que se provou vencedor em seu primeiro desafio. Permaneceram as alas Patty, Jeanne e Tassia e Karla, além da armadora Babi. Por outro lado, o time recebeu os reforços das alas Yasmim (Catanduva) e Erika (Santo André/Apaba), das pivôs Monica e Licinara, e da armadora Maila, todas do Ituano.

Élcio instrui as atletas na véspera da estreia (Divulgação/Vera Cruz Basquete)

Uma das preocupações para o embate é se livrar da ansiedade que a estreia provoca. Para a ala Jeanne, é preciso jogar com sabedoria e impor o estilo de jogo da equipe. “Toda estreia dá um frio na barriga, isso é algo normal e que passa conforme acontece a partida. O que não podemos é deixar de fazer o que sabemos. Os treinos estão sendo bem produtivos, intensos e agora cabe a nós chegar em quadra e colocar em prática”, analisou.

Já do lado sorocabano, após renovar com Aruzha e Jennifer Nonato, destaques em 2019, a equipe do técnico Marcinho conseguiu manter praticamente a mesma base do Campeonato Paulista, perdendo apenas a pivô Maria Carolina e a ala armadora Nazinha.

Nonato e Aruzha são as principais referências do jovem elenco da Pró-Esporte (Richard Santos/Pró-Esporte)

Para suprir as baixas, duas jogadoras chegaram: Trata-se de Letícia Tita (armadora, ex-Pindamonhangaba) e Beatriz (ala, ex-São José dos Campos). “Manter a base da equipe do ano passado foi importante para darmos continuidade no trabalho que já estava sendo realizado. Mesmo assim precisaremos trazer mais uma ou duas peças mais experientes, para melhorarmos as trocas durante os jogos. Teremos algumas atletas mais novas, que irão ajudar bastante. Porém, a responsabilidade maior é das mais experientes”, frisou Marcinho.

Histórico com vantagem campineira

O retrospecto no confronto é positivo ao Vera Cruz Campinas, que venceu as duas partidas da LBF CAIXA 2019 com boas vantagens (84 a 39 em Sorocaba e 70 a 44 em Campinas). Mas, quando as equipes se enfrentaram pela abertura do último estadual, a Pró-Esporte arrancou o triunfo por 60 a 55 em pleno ginásio da Ponte. Já no returno, o Vera Cruz voltou a derrotar o adversário, por 71 a 49, em Sorocaba.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para organizar a LBF CAIXA. A competição tem a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial e a Wilson como marca esportiva oficial.