Anunciado como novo técnico da Seleção Brasileira, Barbosa comandará o esquadrão verde-amarelo pela 3ª vez (Divulgação/CBB)

Anunciado como novo técnico da Seleção Brasileira, Barbosa comandará o esquadrão verde-amarelo pela 3ª vez (Divulgação/CBB)

Três dias depois do pedido de afastamento do técnico Luiz Augusto Zanon do comando da Seleção Brasileira feminina, por motivos de saúde, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou seu novo treinador. Na manhã desta segunda-feira (14/12), a CBB divulgou que Antônio Carlos Barbosa é o novo técnico do esquadrão verde-amarelo.

“Estamos trazendo para o comando da seleção brasileira o treinador Antônio Carlos Barbosa, um profissional experiente e com resultados comprovados na modalidade. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos, faltando um pouco mais de sete meses para o início da competição, entendemos que esse é o nome ideal”, comentou Vanderlei Mazzuchini, Diretor Técnico da CBB.

Nascido na cidade de Bauru (SP), Barbosa assume o comando da Seleção Brasileira pela terceira vez em sua carreira. A primeira aconteceu entre os anos 1976 e 1984, e a segunda de 1996 a 2007. Em suas duas primeiras passagens, Barbosa possui como os melhores resultados a conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007 e oito títulos de Campeonato Sul-Americano.

Nos últimos meses Barbosa tem ministrado clínicas por todo os Brasil (Divulgação/CBB)

Nos últimos meses Barbosa tem ministrado clínicas por todo os Brasil (Divulgação/CBB)

Além das conquistas, Barbosa possui em seu currículo mais uma disputa de Jogos Olímpicos, em Atlanta 2004, cinco de Campeonatos Mundiais, 1979, 1983, 1998, 2002 e 2006, e cinco participações em Jogos Pan-Americanos, três deles com medalha de bronze, 1979, 1983, 1999, 2003 e 2007.

“Essa será a minha terceira passagem pela Seleção Brasileira. A primeira foi um momento de uma total renovação do basquete feminino. Foi uma geração que contou com a presença de Magic Paula, Hortência, Martha Sobral, entre outras grandes atletas. Retornei em 1996 para o Mundial Juvenil e assumi em 1997 a equipe principal”, comentou o novo treinador da Seleção Brasileira.

“Novamente tínhamos uma situação difícil, pois era uma equipe que havia sido campeã mundial, em um momento que perdíamos os principais nomes do basquete brasileiro: Hortência e Paula. Seguimos com Janeth que deu uma boa base para esse grupo e conseguimos grandes resultados com a renovação. Fomos à Austrália com seis jogadoras estreantes na Olimpíada de Sydney (2000) e conquistamos a medalha de bronze”, completa Barbosa.

Na Liga de Basquete Feminino (LBF), Barbosa teve como primeira experiência duas temporadas à frente do Ourinhos (SP) (2010/2011 e 2011/2012). Há duas edições do principal campeonato de basquete feminino do país (2013/2014), o novo treinador da Seleção Brasileira comandou o Maranhão Basquete e fechou aquela edição da LBF com a quarta melhor campanha.

O primeiro compromisso de Barbosa à frente da Seleção Brasileira será o evento-teste para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que será realizado nos dias 15 e 17 de janeiro. A lista das atletas convocadas por Zanon, que é composta por 100% de atletas da LBF, será mantida.

Confira a lista das atletas convocadas para o evento-teste para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro:

Armadoras
Adrianinha – Uninassau/América (PE)
Tainá Paixão – Uninassau/América de Recife (PE)
Joice – Corinthians/Americana (SP)
Tássia – Basketball Santo André/APABA (SP)

Alas
Isabela Ramona – Sampaio Basquete (MA)
Iziane – Sampaio Basquete (MA)
Jaqueline – Basketball Santo André/APABA (SP)
Tatiane Pacheco – Uninassau/América de Recife (PE)

Pivôs
Clarissa dos Santos – Corinthians/America (SP)
Damiris – Conrinthians/América (SP)
Gilmara – Conrinthians/América (SP)
Nádia Colhado – Sampaio Basquete (MA)