Contra sua ex-equipe, Patty foi a cestinha do galo (Nathane Agostini)

No tira-teima dos líderes da LBF 2021, melhor para o Ituano Basquete. O rubro-negro paulista derrotou o Vera Cruz Campinas por 68 a 66 na noite desta quinta-feira (29/4), no ginásio Ditinho Xavier, em Itu (SP), e se isolou na primeira posição da temporada, com 11 pontos em 6 jogos.

A quinta vitória ituana do ano teve 24 pontos de Patty, a MVP e vencedora do Troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, que também deu 6 assistências, roubou 5 bolas e terminou com 22 de eficiência – e que chegou ao galo neste ano, vinda do próprio adversário.

Pelo time campineiro, que agora soma 4 vitórias em 6 jogos, a ala/pivô Licinara registrou duplo-duplo de 18 pontos e 14 rebotes.

Confira aqui as estatísticas da partida

Outra que mudou de lado neste ano, Fabi saiu de quadra com 16 pontos (Nathane Agostini)

Outros nomes do jogo foram as pivôs Fabi, com 16 pontos e 6 rebotes para o Vera Cruz Campinas, e Mari Dias, que somou 15 pontos e 6 rebotes para o Ituano.

Foi a primeira vitória do galo sobre o rival desde que as duas equipes entraram na LBF, em 2018. Até então, o retrospecto do duelo apontava apenas quatro vitórias campineiras, todas elas na primeira fase.


O jogo

O Ituano foi à quadra com Joice, Palmira, Patty, Ibukunoluwa e Mari Dias. O Vera Cruz Campinas começou com Babi, Maila, Tassia, Licinara e Fabi. O galo não pode contar com Alana, Iza Sangalli e Leticia Josefino, reforços que ainda não estavam regularizados na data original da partida (26/3), adiada por conta das restrições governamentais sobre a pandemia de covid-19.

O galo dominou a primeira etapa, especialmente no segundo período, com Patty já somando 17 pontos em 20 minutos para deixar o rubro-negro em vantagem parcial (36×30).

Tassia esteve abaixo de seu rendimento na temporada (Nathane Agostini)

Mesmo sem Jennifer Nonato, que ainda não foi regularizada, o time campineiro contou com suas pivôs para reagir no terceiro quarto. Fabi e Licinara combinaram 12 pontos no período, quando o Vera Cruz chegou a virar o placar, com Tassia (45×47), mas viu o galo retomar a dianteira (54×47 na terceira parcial).

Disposto a sair de Itu com o triunfo, o time azul e branco de Campinas foi para cima no último período, sob a batuta da veterana Babi, que cadenciou o jogo a favor das visitantes. Monica Nascimento devolveu a liderança para o Vera Cruz por um minuto, mas Mari Dias converteu cesta e sofreu falta que fizeram o galo voltar ao topo. Tassia ainda deu contornos de emoção ao jogo ao diminuir a diferença para apenas um ponto a 28 segundos do fim, mas a noite era mesmo rubro-negra.


Aspas

Patty, ala do Ituano Basquete e MVP da partida

(Nathane Agostini)

“Fico feliz por mais uma vitória, cada jogo vamos nos superando e construindo nossa história. Foi um jogo difícil, mas soubemos lidar do começo ao fim e isso nos fortalece cada vez mais. E feliz por mais um troféu, com a ajuda das minhas companheiras pude receber novamente.

Estranho jogar contra o Vera Cruz, que foi uma equipe em que cresci bastante quando joguei por lá, tanto profissional quanto pessoalmente, e que será sempre lembrada com carinho. Mas agora sou Ituano e sempre defenderei a camisa com a qual estiver com toda minha garra e determinação para construir uma nova história que, se Deus quiser, será de muitas vitórias.”


Próximos jogos: O Ituano Basquete joga no próximo sábado, 8 de maio (18h, LBF LIVE), contra o SESI Araraquara, também no Ditinho Xavier. 

Quatro dias antes (4/5, 19h, LBF LIVE), o Vera Cruz Campinas também recebe o ainda invicto SESI Araraquara no ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP).


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.