Um dos bons nomes da nova geração do basquete feminino brasileiro, Carina Martins ou ‘Cacá’ Martins possui experiência de sete temporadas da LBF CAIXA disputadas, além de diversos torneios com a Seleção Brasileira tanto de categoria de base quanto de categoria adulta.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Carina nos contou quem são as adversárias que dão mais “dor de cabeça”, a importância do Instituto Janeth em sua carreira, sobre a evolução da LBF CAIXA através das temporadas e entre outros diversos assuntos.

Confira a entrevista completa com a armadora do Blumenau Basquete:

Uma das grandes destaques do Blumenau na LBF CAIXA 16/17, Carina Martins participou do quadro Olho nela (João Pires/LBF)

Primeiros passos

Eu conheci o basquete junto com meu irmão que é um pouco mais velho que eu, fazíamos tudo junto e antes do basquete nós jogávamos futebol na escola e praticamos também ginastica olímpica. Logo depois que iniciamos o basquete, ele se tornou uma paixão nas nossas vidas e assim até hoje. See tornar atleta profissional veio ao longo dos anos.

Instituto Janeth

Como foi meu primeiro clube, ele teve uma parte essencial e importante para a minha formação no basquete, o instituto foi onde eu tive meus primeiros contatos com uma bola de basquete. Logo depois entrei no clube do Santo André. O Instituto da Janeth faz um importante trabalho social e ajuda muitas crianças, no instituto elas têm acesso a outra realidade e isso influência na formação de um futuro cidadão.

Seleção Brasileira

A sensação e o prazer de vestir a camisa amarelinha é maravilhoso, poder defender seu país diante de tantos outros faz seu sangue ferver, a vontade de ganhar e o sentimento se tornam um desejo único.

“Pedras no sapato”

Acredito que as atletas mais difíceis de enfrentar e marcar são as francesas e chinesas. Elas são por si muito rápidas e também escorregadias.

Carina Martins esteve presente listas convocatórias da Seleção Brasileira diversas vezes nos último anos (Divulgação)

Evolução da LBF CAIXA

Como eu já participei de todas as edições da LBF CAIXA acredito que ela já esteve em momentos melhores, porém ver ela se manter firme nos outros anos é muito importante para todas as jogadoras e para as próximas gerações. Ter um campeonato forte e de nível alto é essencial para o crescimento do basquete feminino.

Melhor partida

A melhor partida é difícil definir, pois depende do momento e de muitos fatores, mas tenho em especial dois momentos que marcaram minha vida esportiva que foi nossa virada de 15 pontos e depois de uma prorrogação em cima das canadenses na Copa América em 2010 nos Estados Unidos , ganhamos a semifinal foi uma sensação maravilhosa. E o segundo foi nossa medalha de terceiro no Campeonato Mundial, em 2011, no Chile.

 

Obstáculos

Acredito que para todos os atletas o maior obstáculo são as lesões e isso é horrível para qualquer um e impossibilita de você executar o seu trabalho.

Futuro

O Basquete é essencial para minha evolução, pretendo ver o que ele mais me reserva. Estou focada nos estudos e pretendo me formar esse ano em pedagogia.

Campeã no Sampaio Corrêa

Jogar no Sampaio Corrêa foi uma experiência ótima, eu já tinha morado no Maranhão e gostei de voltar pra lá, só faltava trazer o título e conseguimos isso com muita determinação e empenho dentro de quadra.

Mesmo com pouco tempo de quadra na temporada passada, Carina Martins sentiu o gosto de levantar o troféu de campeã da LBF CAIXA (Biaman Prado/LBF)