Jovem, porém já dona de grande história no esporte, a ala Isabela Ramona, de apenas 22 anos, é uma das grandes revelações da história recente do basquete feminino brasileira. Nascida em Salvador (BA), Ramona deu seus primeiros passos no esporte da bola laranja em seu Estado, depois autuou pelo Brasil afora e construiu sua história no basquete nacional.

Com experiência de cinco edições da LBF CAIXA disputadas, Ramona conquistou seu primeiro título do maior campeonato de basquete feminino do Brasil na temporada 2015/2016 com a camisa do Sampaio Corrêa. Além da conquista, a jovem ala fechou sua histórica temporada com a participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016 com a camisa da Seleção Brasileira.

Com tanta história em tão pouco tempo de carreira, Ramona falou sobre o crescimento da modalidade na Região Nordeste do Brasil, sobre as melhores partidas de sua trajetória no basquete, sobre suas referências dentro de quadra e muito mais. Confira a entrevista:

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

A ala Isabela Ramona defendeu a camisa da d Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016, sua primeira participação no torneio (Divulgação/FIBA)

A ala Isabela Ramona defendeu a camisa da d Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016, sua primeira participação no torneio (Divulgação/FIBA)

Basquete no Nordeste

O basquete no nordeste tem evoluído bastante com o passar do tempo. Hoje em dia já tem times vários times em categoria de base e também nas principais divisões do adulto. Falando do meu Estado (Bahia), eu nunca tive oportunidade de participar de nenhum campeonato. A última temporada o basquete baiano deu um grande passo com a entrada do Vitória no NBB CAIXA e espero que em alguns anos tenha também representados da Bahia na LBF CAIXA.

Desenvolvimento da LBF CAIXA

Acredito que com o passar dos anos, a LBF CAIXA vem recebido mais investimento, seja de patrocinadores ou até mesmo dos times. Temos tido campeonato mais disputados, igual ao da última temporada que foi muito legal. Espero que a liga continue crescendo e ganhando espaço na mídia cada vez mais.

 

Primeiros passos

O basquete entrou em minha vida totalmente por influência de um primo meu que também jogava. Minha mão me colocou em uma escolinha para eu me ocupar nos horários livres e eu acabei indo bem e gostando muito daquilo.

(Robson Nunes/Divulgação)

Campeã da LBF CAIXA com o Sampaio Corrêa, Ramona espera se tornar um grande nome para a Seleção Brasileira (Robson Nunes/Divulgação)

Elenco do Sampaio Corrêa

Nosso time na temporada passada tinha um elenco repleto de grandes atletas. Mesmo atuando ao lado de muita gente boa, conquistei diversas boas atuações e bons números graças ao meu amadurecimento como atleta, a minha dedicação no dia a dia e no foco de onde eu quero chegar.

Futuro do basquete brasileiro?

Encaro essa pressão de forma positiva. Obviamente é um peso em minhas coitas, mas prefiro ver mais com uma motivação para eu continuar trabalhando forte e crescendo. Meu objetivo é realmente alcançar tais expectativas e me tornar um dos grandes nomes da minha geração.  

Melhores partidas

O melhor jogo da minha carreira foi sem dúvida um do Mundial Sub-19 na Lituânia, em 2013, onde tive grande desempenho dentro de quadra. Mas o mais especial até hoje foi a disputa de 3º no mundial Sub-19 no Chile (2010), onde conquistamos a medalha de bronze em um jogo emocionante e inesquecível.

Atuar ao lado de grandes atletas

Com certeza atuar em um time que tem grandes atletas no time tem uma grande importância em meio desenvolvimento. No Sampaio Corrêa me senti muito honrada de fazer parte daquele time e procurei extrair o máximo do basquete delas. Tenho consciência de que foi uma temporada de muito aprendizado pra mim e de sucesso para o time.

Objetivos e sonhos

Eu sempre tive o objetivo de defender as cores da Seleção Brasileira em uma edição de Jogos Olímpicos e de jogar em outros países, principalmente na Europa. Nesse meio de temporada fui para o Rio 2016 e agora estou indo para Espanha. Meu objetivo é sempre estar bem em quadra e me consolidar dentro da Seleção Brasileira.

Referências no basquete

Tenho algumas atletas como referência sim. Mas entre tantas, acho que a ala cubana Ariadna é a que eu mais me identifico. Ela é uma jogadora completa, não tem nenhum ponto fraco que possa ser criticado. Sei o quanto é difícil tê-la como adversária em quadra.

(Robson Nunes/Divulgação)

Em sua primeira temporada com a camisa do Sampaio Corrêa na LBF CAIXA, Ramona foi campeã e enfrentou atletas em que se espelha no basquete feminino (Robson Nunes/Divulgação)