Seleção treinou por 10 dias no Parque Olímpico, no Rio (Divulgação/CBB)

A seleção brasileira viajou nesta segunda-feira (11) para Bahía Blanca, na Argentina, onde disputa nesta semana o Pré-Olímpico das Américas. A estreia é na quinta-feira (14, 18h30 horário local e de Brasília), contra os Estados Unidos, que já estão garantidos nos Jogos de Tóquio-2020.

O técnico José Neto definiu neste domingo o elenco com as 12 jogadoras para o torneio. Dez delas estiveram em ação na última LBF CAIXA – com exceção de Damiris e Stephanie, que atuaram no basquete dos EUA em 2019.

Viajam as armadoras Débora e Lays; as alas/armadoras Isabela Ramona, Patty e Tainá Paixão; as alas Raphaella Monteiro e Tati Pacheco; as alas/pivôs Clarissa, Damiris, Mari Dias e Stephanie; e a pivô Érika, a última a chegar. Treinaram com o grupo e não viajam as jovens Jennifer Nonato, Juliana, Maria Carolina, Vitória Marcelino e Alana – a última, bronze na Americup em setembro.

– Definimos o grupo para esta próxima competição depois de um período de treinamentos excelente. Desde o início do planejamento, sabíamos que esta etapa seria de poucos dias, por isso aproveitamos ao máximo. Estamos evoluindo como equipe. Cada jogadora se dedicou para chegar melhor do que na última fase e isso permitiu dar um passo a mais de qualidade como time – disse o técnico José Neto.

MVP da LBF CAIXA 2019, Rapha Monteiro será uma das alas no Pré-Olímpico regional (Divulgação/CBB)

– A expectativa é a melhor possível, como sempre. Está todo mundo preparado, as meninas deram duro aqui no Rio de Janeiro. E as que chegaram depois e não puderam estar aqui também treinaram bastante nos seus clubes. Temos que chegar lá, dar o nosso melhor, jogar com alegria e ser feliz – garantiu Érika, que chegou da Espanha na noite de domingo e treinou com a equipe poucas horas depois, nesta segunda.

Principal responsável pelo bom momento da seleção, que só neste semestre conquistou as medalhas de ouro no PAN e de bronze na Copa América, Neto também avaliou o grupo brasileiro no pré-Olímpico.

– Teremos jogos complicados pela frente. A Colômbia foi nosso adversário mais duro na AmeriCup, e a Argentina, vencemos bem, mas é outro jogo, na casa delas,  e não podemos achar que entramos ganhando. Começa tudo 0 a 0. Os Estados Unidos, campeões mundiais e olímpicos, não tem nem muito o que falar. É uma equipe de muita qualidade, vai com suas melhores jogadoras, e será um grande teste – explicou o técnico.

Neto orienta Mari Dias (Divulgação/CBB)

O Brasil está no Grupo B, enfrentando as donas da casa, Colômbia e Estados Unidos. No Grupo A, Canadá, Cuba, República Dominicana e Porto Rico brigam em Edmonton, no Canadá, por outras duas vagas para o Pré-Olímpico Mundial, que acontecerá entre 2 e 10 de fevereiro do ano que vem.

SELEÇÃO FEMININA

Armadoras
Débora Costa (SESI Araraquara)
Lays da Silva (Vera Cruz Campinas)

Alas/armadoras
Isabela Ramona (Uninassau)
Patrícia Teixeira (Vera Cruz Campinas)
Tainá Paixão (Sampaio Basquete)

Alas
Tati Pacheco (Ituano)
Raphaella Monteiro (Ituano)

Alas/pivôs
Clarissa Dantas (Lyon Asvel)
Damiris Dantas (Busan BNK Sum)
Mari Dias (Vera Cruz Campinas)
Stephanie Soares (The Masters University)

Pivô
Erika de Souza (San Sebastián)

Comissão técnica
Gerente – Adriana dos Santos
Coordenador – Bruno Valentin
Técnico – José Neto
Assistentes técnicos – Virgil López e João Almeida Camargo Neto
Preparador físico – Diego Falcão
Médicos – Paulo Roberto de Queiroz Szeles e Sanna Roque Pinheiro
Fisioterapeutas – Isabel Rosa e Jordana Reis da Silva

PRÉ-OLÍMPICO DAS AMÉRICAS

14 de novembro
18h30 – Brasil x EUA

16 de novembro
18h30 – Brasil x Colômbia

17 de novembro
21h – Brasil x Argentina