Falta pouco mais de um mês para o início dos Jogos Olímpicos 2016 e a Seleção Brasileira de basquete feminino segue a todo vapor na preparação. Como parte do roteiro oficial da equipe antes da disputa do torneio, o grupo comandado pelo técnico Antônio Carlos Barbos deu uma pausa nos treinos em Campinas (SP) e irá disputar três partidas preparatórias na França.

Direto da cidade de Biarritz, cidade localizada no sudoeste do país francês, quase fronteira com a Espanha. o esquadrão verde-amarelo enfrentará a seleção da França em amistosos nos dias 1ª, 03 e 04 de julho. Vale lembrar que a França será uma das adversárias do Brasil na fase de grupos das Olímpiadas, assim como Japão, Bielorrússia, Turquia e Austrália.

“Depois de quase dois meses de treinamento em Campinas, dois jogos com Cuba e mais seis no Campeonato Sul-Americano, e quatro partidas contra equipes masculinas, esse é o momento de fazer uma avaliação mais concreta e clara do nível que estamos hoje de trabalho e perspectiva para os jogos”, comentou o técnico Barbosa.

“A França é um ótimo adversário para esse momento, pois é uma equipe que está entre as primeiras do mundo, é a atual vice-campeã olímpica e vai atrás de mais uma medalha. Elas estão vindo de vários amistosos já em ritmo olímpico e vão participar de um quadrangular nos Estados Unidos, com Canadá, Austrália e as anfitriãs. Com certeza vai ser uma boa avaliação para nós”, acrescentou Barbosa.

Seleção Brasileira está no Grupo A dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e se prepara para a disputa do torneio (Divulgação/CBB)

Seleção Brasileira está no Grupo A dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e se prepara para a disputa do torneio (Divulgação/CBB)

A Seleção Brasileira viaja para a França com 13 jogadoras para os três amistosos. São elas as armadoras Adrianinha, Bárbara, Tainá e Joice, as alas Isabela Ramona, Iziane, Palmira, Patty e Tati Pacheco, e as pivôs Damiris, Karina Jacob, Kelly e Nádia. A ala Jaqueline e a pivô Gilmara foram liberadas dos treinamentos.

“Não podemos esquecer que não estaremos com o grupo completo, ainda sem as pivôs Érika e Clarissa, na WNBA, e a armadora Adrianinha ainda em readaptação depois de uma dura lesão. Enfrentamos a França em Olimpíadas e Mundiais e sabemos que elas são reconhecidamente forte fisicamente e com pivôs excepcionais”, disse Barbosa.

Antes de viajar para a França, a Seleção Brasileira disputou quatro amistosos contra equipes masculinas e saiu de quadra com resultado positivo em todos. Foram vitórias sobre o Sub-19 do Valinhos, por 86 a 73, Sub-17 do Tênis Clubes de Campinas (91 a 81), Sub-17 de Limeira (84 a 77) e Sub-18 de Jundiaí (84 a 76).

Confira os grupos da primeira fase dos Jogos Olímpicos Rio 2016:

Grupo A: Austrália, Brasil, Japão, França, Bielorússia e Turquia

Grupo B: Canadá, Estados Unidos, Senegal, Sérvia, China e Espanha

Confira o calendário completo dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase dos Jogos Olímpicos Rio 2016:

Sábado (06/08)
17h30 – Brasil x Austrália

Segunda (08/08)
17h30 – Brasil x Japão

Terça (09/08)
15h30 – Brasil x Bielorrússia

Quinta (11/08)
15h30 – Brasil x França

Sábado (13/08)
15h30 – Brasil x Turquia