Sassá e Glenda comemoram cesta andreense (Jorge Bevilacqua-Santo André/Apaba)

Sobrou emoção no jogo que abriu o segundo turno da fase de classificação da LBF 2021. Acirrada até o fim, a partida terminou com o triunfo do Santo André/Apaba por 67 a 66 sobre o SESI Araraquara, no Parque Celso Daniel, no ABC paulista.

Juliana, do SESI Araraquara, foi a cestinha do jogo, com 17 pontos, seguida da companheira Izabela, ex-Santo André. Jaqueline e Sassá (vinda do banco), com 16 pontos cada, foram as maiores anotadoras do time da casa, que teve na ala/pivô Glenda sua atleta mais eficiente. Com 14 pontos, 7 rebotes, 5 assistências e 21 de eficiência, a paraense foi a vencedora do Troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

A vitória fez as andreenses subirem da sexta para a quarta posição temporária, com 11 pontos e três vitórias em oito jogos. O SESI tem os mesmos 13 pontos do líder Ituano Basquete, que tem um jogo a menos e vantagem no confronto direto. Desfalcado pelo terceiro jogo seguido, o time de Daniel Wattfy segue sem vencer após a contusão de Tainá Paixão, que continua em recuperação da mão direita.

Confira aqui as estatísticas da partida

Juliana sobe para anotar mais dois pontos para o SESI (Jorge Bevilacqua-Santo André/Apaba)



O jogo

Protagonistas de duelos bastante disputados desde 2019, as duas equipes entraram em quadra calibradas, aproveitando acima de 60% dos arremessos do primeiro período que terminou 26 a 23 para o SESI e já com o duelo particular Glenda e Juliana, responsáveis por 11 e 10 pontos cada, respectivamente.

Com Sassá vindo bem do banco, as donas da casa foram ligeiramente melhores no segundo período, que ainda terminou com liderança araraquarense para o intervalo (42×43).

Equipes fizeram mais um jogo equilibrado na história da LBF (Jorge Bevilacqua-Santo André/Apaba)

O jogo seguiu acirrado no terceiro período, quando houve seis mudanças de liderança no placar. Puxado pela capitã Jaque, que converteu duas bolas do perímetro, o time de Arilza Coraça virou e foi para o último quarto na frente (58×56).

A emoção foi até o fim. Nervosas, as duas equipes acirraram a disputa com erros e baixo aproveitamento de quadra, especialmente o SESI, que teve apenas 12,5% de eficiência. Carlinha, em bandeja, ainda voltou a colocar as visitantes na ponta faltando quatro minutos e meio para o fim, mas Jaqueline e Ariadna usaram a experiência para devolver a dianteira e deixar a vitória em Santo André.

Glenda e Arilza posam com o troféu GOL da MVP do sábado (Jorge Bevilacqua-Santo André/Apaba)


Aspas: 

Jaqueline, ala do Santo André/Apaba

“Sabíamos que seria uma partida dura. Mas, o jogo em equipe e a superação foram primordiais para essa bela vitória. Todas as atletas e comissão técnica estão de parabéns pela garra. Estamos muito felizes. Agora, é continuar trabalhando forte e focadas para a próxima partida.”

Arilza Coraça, treinadora do Santo André/Apaba

Estou tão orgulhosa dessa equipe, que jogou como um time, unido e lutando muito, sem esmorecer. Me sinto como aquela mãe que coloca os filhos debaixo da asa, pois o grupo demonstrou brio. Em muitos momentos fomos infelizes, acertamos poucos lances livres, mas as atletas honraram o nosso brasão e estamos todos felizes.”

 Izabela, ala/pivô do SESI Araraquara

“Nós sabíamos que seria um jogo disputado, Santo André sempre vem forte. Até foi um bom jogo ofensivo, mas defensivamente pecamos. Agora temos que acertar esses erros nos treinamentos e ir para cima de Blumenau, que é nosso próximo jogo.


Próximos jogos: As duas equipes voltam às quadras na próxima sexta-feira, 21 de maio. O Santo André/Apaba recebe o Sampaio Basquete no ABC paulista (18h, LBF LIVE). Mais tarde, às 20 horas, o SESI Araraquara recebe no interior de São Paulo o KTO/Blumenau, também com transmissão pela LBF LIVE.


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.