Uninassau e Funvic/Ituano fazem neste sábado o primeiro jogo válido pelas quartas de final da LBF CAIXA 2018. A bola sobe às 16 horas no ginásio municipal Joaquim Dias, em Itu, e terá transmissão pela LBF LIVE. Veja alguns destaques que antecedem a série.

1ª FASE – VARRIDA DA UNINASSAU

(Robson Neves/Uninassau)

Estreante na competição, o Funvic/Ituano ainda não conseguiu vencer a equipe pernambucana. O primeiro confronto, em janeiro, teve a primeira grande atuação do trio Casanova, Gil e Tassia, que combinou 58 pontos na vitória por 70 a 55 no Recife.

No segundo turno, há apenas duas semanas, a Uninassau teve novo triunfo, desta vez por 84 a 70. Contou com 49 pontos do trio ofensivo, que tornou-se quarteto no segundo turno graças à evolução da ala/pivô Gabriela, que adicionou outros 19 pontos no jogo que também foi marcado pelos recordes de Palmira (chegou aos 2 mil pontos na LBF CAIXA) e Joice (19 assistências, novo recorde absoluto da LBF CAIXA).

GABRIELA, NOVO FATOR PERNAMBUCANO

(Monica Beatriz/Funvic Ituano)

A ala/pivô da Uninassau, que debuta na LBF CAIXA, cresceu de produção no segundo turno. De reserva, passou ao time titular com atuações decisivas, como os 19 pontos em Itu e os 27 pontos na última rodada da fase regular contra São Bernardo. Tornou-se a quarta força nas estatísticas da equipe, registrando médias de 9,7 pontos e 6,3 rebotes em 22,8 minutos em quadra na temporada. De 4,75 pontos por jogo de média no primeiro turno, saltou para 14,6 no segundo.

– Vim para disputar a minha primeira liga e estou bem contente com os meus resultados e com o que o time está tendo também. Tudo foi resultado de muito trabalho. Que seja só crescimento -, disse Gabriela. O técnico Roberto Dornelas explicou a boa fase e também elogiou a jogadora.

– Por ser uma jogadora jovem, ela apresentava um alto nível de ansiedade. Trabalhamos bastante para a Gabriela ter essa confiança que tem hoje, e agora está surtindo efeito. Errando menos bolas, mais rápida e mais atenta, ela aprendeu a encaixar o jogo com as demais jogadoras”, avaliou o comandante.

JOICE, RAINHA DAS ASSISTÊNCIAS

(Juca Ferreira/Funvic Ituano)

Se o Funvic/Ituano tem Kelly (15 pontos por jogo) e Palmira (12,4) como suas referências ofensivas, deve muito à grande fase de Joice. A veterana armadora lidera a Liga em assistências, com média de 8,1 passes por jogo. Ela, que já é a maior do quesito na história da LBF CAIXA com exatas 800, melhorou ainda mais seus números na fase final da temporada regular. Após registrar 6,4 por jogo no 1º turno, anotou 9,9 nos últimos 8 jogos, incluindo as atuações contra Presidente Venceslau (16 passes) e a Uninassau (19), estabelecendo novo recorde em 8 temporadas do torneio.

BARBOSA AVALIA A EVOLUÇÃO DO FUNVIC/ITUANO

(Monica Beatriz/Funvic Ituano)

– Nossa equipe foi montada praticamente durante a competição. Montamos a equipe no fim de novembro, mas crescemos ao longo da competição. Tivemos umas jogadoras que estavam paradas, outras disputaram a liga pela primeira vez, outras ganharam o protagonismo pela primeira vez. Mas hoje temos oito ou nove atletas jogando o máximo.

Depois do jogo em Itu, a série transfere-se para o Recife (PE), com o segundo jogo sendo disputado na terça-feira (1/5), também às 16 horas. Se o confronto ainda estiver empatado, o terceiro jogo acontece na próxima quinta-feira (3/5). A bola sobe às 20 horas.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.