Fabiana (à esquerda) e Luciane (à direita) exibem trabalho da equipe fora das quadras (Divulgação)

Medalha de bronze na LBF CAIXA 2019 e recém-campeão dos Jogos Abertos do Interior, o Santo André/Apaba/ Caoa Chery foi destaque também fora das quadras. O trabalho científico intitulado “Educação, esporte, política pública: uma experiência exitosa”, escrito pela preparadora física Luciane Moscaleski em conjunto com a coordenadora da Educação Física Escolar do município paulista, Fabiana Stival Morgadofoi apresentado no 15º Seminário de Educação Física Escolar, realizado pela Universidade de São Paulo (USP), uma das mais respeitadas instituições de ensino superior do Brasil.

A dupla apresentou as práticas da equipe de incentivo ao esporte às crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Entre elas está a participação no LBF nas Escolas, que rendeu o título de melhor ação da temporada. A interação da equipe nas instituições de ensino municipais e em seu no ginásio já impactou mais de 5 mil crianças e adolescentes e, indiretamente, mais de 140 mil pessoas.

De acordo com Luciane, essa parceria entre esporte e educação sempre foi um dos objetivos de Laís Elena, maior nome da história do basquete andreense, falecida em março, e da atual técnica Arilza Coraça, que também comanda as equipes de base sub-14 e sub-15.

“O nosso trabalho traz significado e a certeza de que o papel social de cada um, seja atleta ou comissão técnica, transcende as quadras”, diz Luciane, que é ex-pivô e tem no currículo o título da primeira LBF CAIXA, em 2010/11, sob o comando de Laís.

Equipe promoveu diversas ações com crianças e jovens durante a temporada (Divulgação)

Durante toda a temporada, a equipe paulista envolveu centenas de crianças de instituições de ensino municipais com a modalidade e desenvolveu o melhor programa entre as dez equipes da temporada, alavancando sua média de público com a presença mirim no ginásio que agora leva o nome da lendária ex-treinadora.

Idealizado em 2018 pela Liga de Basquete Feminino, em parceria com o Instituto Janeth, que em seu primeiro ano levou a lendária jogadora à 23 instituições de ensino de nove cidades do país, o LBF nas Escolas consiste em aproximar a modalidade e as jogadoras da LBF CAIXA das crianças e adolescentes dos municípios nos quais a liga está inserida. Para participar da LBF CAIXA, as equipes participantes devem realizar visitas nas escolas e ações de integração com o público infanto-juvenil, trazendo novos torcedores e potenciais atletas para a modalidade.

Equipe venceu o Troféu LBF nas Escolas 2019 (Jorge Bevilacqua)

Arilza endossa o apoio da LBF nas ações do clube:

“Vale ressaltar que este trabalho, além de ser um projeto pioneiro em Santo André (um projeto que sai dos livros), complementa todas as ações da Liga de Basquete Feminino (LBF). A LBF se preocupa com o fomento da nossa modalidade e tem concretizado estas ações no cenário nacional” , diz a treinadora.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da LBF, que organiza a LBF CAIXA e possui a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).