Carina Felippus, Kelly e Jaqueline figuram no início da campanha 2018 da LBF contra o câncer de mama (Arte)

Chegamos ao mês oficial de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Como no último ano, a LBF endossa a campanha nas redes sociais, com a hashtag . Neste começo de mês, as atletas Carina Felippus (Blumenau), Kelly (Ituano) e a cestinha da última edição Jaqueline (Santo André/Apaba) estampam a capa da campanha.

Este é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, e segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de 60% dos casos são diagnosticados em estágio avançado, o que reduz as chances das pacientes. Apesar de quatro em cada cinco casos surgirem após os 50 anos (dados INCA), especialistas recomendam a realização do exame de mamografia já a partir dos 40. Vale lembrar que, embora raros, casos da doença também podem surgir em homens – 1% dos casos.

Estilo de vida sedentário, sem a frequência de atividades físicas, obesidade e consumo de bebidas alcoólicas são fatores de risco para o surgimento da doença, que também pode ter origem hereditária – em cerca de 5 a 10% dos casos.

O autoexame é simples, pode ser feito em casa e é o primeiro passo na prevenção do câncer de mama. Por ser um método inicial, ele não substitui a mamografia e o acompanhamento médico, ferramentas imprescindíveis para o diagnóstico e possível tratamento.

Se descoberto logo no começo, o câncer de mama tem altíssimos índices de cura – cerca de 95%. Por isso, o melhor ataque sobre ele é a sua defesa: a informação e o otimismo são as melhores armas quando é a sua vida que está em jogo. Previna-se!

Veja no site do Ministério da Saúde as perguntas frequentes sobre o câncer de mama – causa e prevenção.