Lee Lisboa em ação pelo time de Pindamonhangaba no Paulista. Ala/pivô foi destaque nos rebotes da competição (Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Estreante na LBF CAIXA, o Pró-Esporte/Sorocaba iniciou na última segunda-feira (28) os treinamentos visando o campeonato nacional. A equipe comandada pelo técnico Plinio Bortoleto vai mesclar juventude com experiência e confirmou a chegada de três reforços.

Chegam para o garrafão do Gualberto Moreira duas jogadoras que vieram do Instituto Babby/RN-Pinda: a ala/pivô Lee Lisboa, de 26 anos e 1,83m, uma das principais reboteiras do último paulista, e a pivô Lorena (20 anos, 1,89m), que na LBF CAIXA tem passagens por Recife Uninassau e Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip. Também é novidade a jovem Stefane Gabriel, ala de 1,80m que vem da base de São José dos Campos.

“Esse ano é um ano importante. Vou ter a oportunidade de jogar um campeonato muito forte e com grandes jogadoras. Fico muito feliz em estar em Sorocaba e poder fazer o que eu gosto. Espero desfrutar da melhor maneira possível”, comemora Lee Lisboa, jogadora que também passou pelo Santos Basquete e já chegou a disputar a LBF CAIXA em 2011/12, quando estava na categoria de base do São Caetano.

O treinador sorocabano elogia a polivalência dos seus reforços.

“São jogadoras bem versáteis. Com elas conseguiremos ter uma dinâmica bem legal em quadra, pois são jogadoras que fazem várias posições. Aqui elas vão ter oportunidades e espero que elas aproveitem isso. (Vamos) Explorar ao máximo isso delas e conseguir resultados positivos em quadra”, diz Plinio Bortoleto.

Lorena disputou a última LBF CAIXA pelo Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip (Ricardo Cassin)

Do grupo que disputou o último estadual, permaneceram as armadoras Aruzha, Larissa e Raquel, as alas Camila Jackson, Mariane Vargas e Jéssica Palma, além da ala/pivô Mariana Santos. Mais novidades deverão ser anunciadas na próxima semana.

A cidade que escreveu uma bela história no basquete feminino nas décadas de 1980 e 1990, e que culminou no título Mundial de 1991, voltou ao cenário há quatro anos, com o projeto em parceria com a prefeitura municipal. Em 2018, voltou a disputar o Paulista após 25 anos de ausência, e retornará ao âmbito nacional nesta temporada.

“A gente optou por ter uma equipe mais nova, com a nossa base daqui. Estamos voltando com o basquete feminino e tentando resgatar aos poucos a história de Sorocaba no basquete feminino”, finaliza Bortoleto.

A bola sobe para a temporada 2019 da LBF CAIXA a partir de 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O calendário completo com os confrontos da primeira fase e as datas dos playoffs será divulgado nos próximos dias.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

Ala Mariane Vargas é uma das remanescentes do Paulista (Eduardo Gomes)