Multicampeãs da LBF CAIXA, Babi e Joice se enfrentam novamente nesta quinta (Fábio Leoni)

Abrindo a série de jogos deste final de semana, duas das melhores equipes da temporada se enfrentam nesta quinta-feira (11), no ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP). O líder Vera Cruz Campinas (4V-0D), que segue invicto na temporada, recebe às 19 horas (horário de Brasília) o Ituano Basquete (4º, 4V-2D), embalado pelas vitórias em casa contra Uninassau e Sampaio Basquete – a última derrubou a invencibilidade da equipe do Maranhão. O jogo tem entrada por um quilo de alimento e transmissão pela ESPN Extra e WatchESPN.

Em 2018, foram duas vitórias do Vera Cruz, incluindo o triunfo por 80 a 51 na primeira partida da história das duas equipes, válida pela abertura da LBF CAIXA passada. Cestinha campineira em 2019, com 17,8 pontos por jogo, a ala Patty tem sua receita para enfrentar o novo rubro-negro e manter o Vera Cruz Campinas com 100% de aproveitamento.

Patty é um dos destaques da campanha do Vera Cruz Campinas (João Pires/Arquivo)

“O único jeito de encarar é entrando forte, na defesa e no ataque, dando nosso melhor, assim como em todos os jogos. Sabemos que o Ituano está numa boa sequência e que temos que jogar concentradas e focadas para sair do jogo com a vitória”, opinou a ala, que também comentou a sua boa fase e a da equipe.

“Nosso entrosamento é bom. Os jogos bons que estou tendo vêm do comprometimento do time, que trabalha em conjunto para sobrar a melhor bola. Estamos em um bom ritmo, mas nunca é o ideal, sempre temos algo para melhorar; então, procuramos sempre darmos o máximo nos treinos para que melhoremos o mais rápido possível para as próximas partidas”, acrescentou.

Representante do Ituano no Jogo das Estrelas 2018, Kelly está de volta ao time paulista (João Pires/Arquivo)

Sem Palmira, que ainda se recupera de uma contratura na panturrilha direita, e Patricia, poupada por uma inflamação no tendão de aquiles, o Ituano terá um importante reforço para o confronto. A veterana pivô Kelly retornou da Turquia, onde defendeu nos últimos oito meses o Edremit Belediyespor, da segunda divisão local, e já está liberada para defender o galo. Ela comentou a expectativa para sua reestreia.

“Estou ansiosa para minha estreia na LBF, voltar ao meu país e ao Ituano, time com o qual me identifico. A expectativa é a melhor possível para minha volta. Cheguei no fim de semana passado e já comecei treinando forte, então estou bem preparada para o jogo”, revelou a pivô, que na última temporada foi a líder da LBF CAIXA em rebotes (9,6 por jogo) e a terceira mais eficiente, com média de 17,6 pontos no quesito.

Sosô e Rayane se enfrentam no ABC paulista nesta sexta (Gabriel Inamine/Diego Maranhão)

Na sexta-feira, o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip (8º, 1V-3D) recebe a LSB RJ/Sodiê Doces (9º, 1V-5D). A ala/pivô Carol França, do time carioca, que se recupera de uma lesão no joelho, estará disponível ao técnico Guilherme Vos e poderá fazer sua estreia na LBF CAIXA. No sábado, a equipe carioca joga no Ginásio do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, para enfrentar o Santo André/Apaba (6º, 2V-2D), que perdeu no último domingo um jogo acirrado contra Blumenau.

No domingo, a equipe de Santa Catarina mede forças contra o Ituano, no ginásio do Galegão, na cidade do Vale do Itajaí (SC). As catarinenses também estão em ótima fase, ocupando o terceiro lugar, com quatro vitórias em cinco jogos. A ala Tassia, autora de 19 pontos na vitória contra Santo André, foi uma das que entraram na Seleção da última semana.

Clássico do ABC adiado acontece na terça-feira

São-bernardenses e andreenses se reencontram na terça-feira (Ricardo Cassin)

Na terça-feira, 16, Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip e Santo André/Apaba se enfrentam no ginásio do CREC Baetinha (19h). Marcado originalmente para o dia 15 de março, o duelo foi adiado por conta do falecimento de Laís Elena, maior nome da história do basquete andreense. Em 2018, foram duas vitórias da equipe de Bruno Guidorizzi sobre as comandadas de Marcio Bellicieri.

Todas as partidas, com exceção de Vera Cruz Campinas e Ituano, terão transmissão online pela LBF LIVE, plataforma WEB exclusiva da LBF CAIXA 2019.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.