Molina no Lançamento da LBF CAIXA 2019 (Alexandre Carvalho)

O presidente da Liga de Basquete Feminino, Ricardo Molina, foi eleito o dirigente do ano em 2019 pelo troféu Quinto Tempo, que premiou entidades, órgãos de imprensa e personalidades do basquete nacional em 20 categorias distintas.

Na fase final da votação, realizada pelo DataBasket.com.br, Molina desbancou Kouros Monadjemi, da Liga Nacional de Basquete, e Oscar Archer, da Federação Catarinense de Basketball. É a segunda vez consecutiva que o dirigente é laureado – ele já havia conquistado o prêmio em 2017, ano em que assumiu a Liga.

“Me sinto honrado por mais uma vez ser eleito o Dirigente do ano. Quero agradecer a todos que participaram e votaram. Este resultado representa muito o momento que vivemos no basquete feminino, após anos de muita tristeza. Prestes a estar em mais uma Olimpíada, estamos dando a volta por cima e a LBF, juntamente com os clubes, fizeram sua parte”, comemorou Molina.

Presidente da LBF entrega o troféu ao campeão da última edição, Sampaio Basquete (Matheus Marques)

Criado pelo jornalista Frederico Batalha, o Troféu Quinto Tempo prestigia as personalidades que estiveram em evidência no esporte no ano passado. A votação pública foi composta por duas fases: voto inicial livre em cada quesito, com os três mais bem colocados se classificando para a disputa da segunda fase final.

Ricardo Molina é empresário, formado em Engenharia de Produção pela Universidade de Piracicaba e pós-graduado em Marketing de Serviços da Universidade de São Paulo (USP), Gestão Comercial na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Logística Empresarial no Mackenzie e Gerência de Produção na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Foi presidente da equipe de basquete feminino de Americana por 8 anos, período no qual a equipe conquistou 22 títulos, incluindo 4 da LBF CAIXA e 2 campeonatos Sul-Americanos. Assumiu a LBF em abril de 2017 com o objetivo de reestruturá-la e implementou pilares de gestão como o planejamento, a transparência e a contrapartida. Com sua equipe de trabalho, trouxe inovações como a transmissão de 100% das partidas, a certificação ISO 9001 :2015 na gestão de qualidade, o programa LBF nas Escolas, o inédito torneio de enterradas feminino e a readequação do calendário da LBF CAIXA, que permitiu o retorno ao país das principais jogadoras nacionais.

Nas finais da LBF CAIXA 2019, com Luciana Bettiol, da CAIXA, e a pivô Aline Moura, campeã do PAN com a Seleção (Álvaro Jr.)

Dentre as categorias no basquete feminino, destaque também para as premiações de José Neto (Seleção Brasileira), como melhor Técnico, e Érika (IDK Gipuzkoa – Espanha), como melhor atleta. Nesta edição, também foram criadas quatro medalhas para pessoas e instituições. Um dos escolhidos foi Jorge Bevilacqua, fotógrafo do Santo André/Apaba/ Caoa Chery. Veja todas as categorias premiadas aqui.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da LBF, que organiza a LBF CAIXA e possui a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).