O jogo era de vida ou morte para o Uninassau. Em casa, no Ginásio Wilson Campos, em Recife (PE), o time pernambucano se reabilitou após dois resultados negativos consecutivos na série Final da LBF CAIXA 16/16 e forçou a 5ª e última partida do confronto, ao bater o Corinthians/Pague Menos/Americana por 71 a 64.

A equipe de Americana até que chegou a diminuir a diferença no placar no fim da partida, mas o ritmo alucinante e a vantagem aberta nos dez minutos iniciais do jogo fizeram a diferença para o Uninassau sair de quadra com a segunda vitória na série Final da LBF CAIXA.

“A palavra é superação. Sabemos de toda a dificuldade que estamos enfrentando em quadra e não está sendo fácil, sabíamos que seria assim, Final é isso aí. Nosso time se fechou, aprendemos a se superar e sabíamos que tínhamos que ganhar esse jogo depois de duas derrotas seguidas”, comentou a ala Ariadna, do Uninassau.

Com grande coletivo, com destaque para as cubanas Ariadna e Casanova, o Uninassau venceu e forçou o 5º jogo da série Final da LBF CAIXA (João Pires/LBF)

Com ‘sangue nos olhos’, o Uninassau abriu a partida com muita disposição em quadra. Com mão calibrada no ataque, com 61,9% de aproveitamento, e defesa forte e agressiva, com apenas seis pontos sofridos em dez minutos, o time pernambucano abriu o Jogo 4 da Final da LBF CAIXA com 20 pontos de vantagem já no primeiro quarto.

A grande destaque desse forte início do Uninassau foi a ala cubana Ariadna. Muito experiente e eficiente, Ariadna anotou dez dos 26 pontos do time pernambucano no período inicial, defendeu muito e colocou muita pilha em suas companheiras.

“Eu falo para as meninas que Final não tem desculpa, cada uma tem que dar o melhor em quadra para vencer. Esse jogo de joga com coração, ele vale tudo pra gente. Não teria jogo na terça-feira se nós não déssemos nossa vida em quadra hoje. Sabíamos que a partida de hoje era sangue, coração e muita raça em quadra”, disse Ariadna.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

O Corinthians até diminuiu a desvantagem no fim, mas o triunfo mais do que importante ficou com o Uninassau (João Pires/LBF)

A ala Ariadna foi muito bem marcada no decorrer da partida e conseguiu anotar apenas seis pontos em três períodos. Sem o destaque de Ariadna, o Uninassau contou com grandes atuações da armadora Casanova e da pivô Gilmara, que disputou a última temporada com a camisa do Corinthians.

Grande destaque do time pernambucano durante toda a temporada e playoffs, Casanova atuou machucada durante toda a partida e, mesmo mancando, saiu de quadra com 19 pontos e nove rebotes recuperados em quase 39 minutos em quadra.

“Eu acho que a partida foi bem dura pra gente, mas importante é que vencemos. Eu estou machucada, mas me mantenho sempre muito concentrada para dar o meu melhor para meu time. Esse vitória foi fundamental pra gente, pois time que empata é time que ganha campeonato”, comentou Casanova.

“Eu tenho muito foco. Mesmo machucado eu tenho em minha mente que eu preciso dar o meu melhor para ajudar meu time em quadra. Tenho que tratar certinho, mas sempre vou dar o meu máximo não importa a minha condição de jogo”, finalizou a cubana.

Depois de muita comemoração e choros aliviados após a vitória no Jogo 4, o Uninassau já se prepara para enfrentar mais uma vez o Corinthians. A partida que vale o troféu de campeão da LBF CAIXA 16/17 será disputada nesta terça-feira (02/05), às 21h30, no Ginásio Centro Cívico, em Americana (SP). O SporTV transmite ao vivo.