Luciane Moscaleski (centro), preparadora física e coordenadora do LBF Caixa Social em Santo André, posa com parte dos brinquedos arrecadados (Divulgação)

Após cinco dias de doações em nove cidades do país, o LBF CAIXA Social arrecadou quase 4 mil brinquedos que serão distribuídos em diversas casas assistenciais nesta semana do Dia das Crianças. E o Santo André/Apaba foi a grande equipe vencedora, com pouco mais de 2 mil brinquedos – e responsável por 52% da arrecadação total entre as equipes (veja lista completa ao final).

A equipe paulista realiza nesta quarta-feira (14) a entrega dos itens em dois locais: o Instituto Beneficente Irmã Marli, no morro do Kibon, em Santo André (SP), e o Instituto Beneficente SOS Nova Vida, localizado em Suzano (SP), na grande São Paulo.

Na categoria LBF CAIXA Social Empresarial, a equipe vencedora foi o SESI Araraquara, que recebeu 350 itens de empresas parceiras, do total de 876 brinquedos, que serão doados ao Grupo de Apoio a Solidariedade do Portador de HIV/AIDS de Araraquara (SP), o Gaspa. Além da equipe rubro-negra, apenas a Pró-Esporte/Sorocaba recebeu contribuições de parceiros comerciais.

Elenco do SESI Araraquara fez até “Drive-thru” para doações (Divulgação SESI Araraquara)

Blumenau-SC, Ituano-SP, Pró-Esporte/Sorocaba-SP, Sampaio Basquete-MA, Santo André/Apaba-SP, SESI Araraquara-SP, Sodiê Doces/LSB-RJ e Vera Cruz Campinas-SP – as oito equipes inscritas em 2020 -, mais o Tietê Agroindustrial/BAX-Catanduva-SP, participam da ação social. No total, os 3.929 itens beneficiarão 12 entidades assistenciais.

“Mesmo com a paralisação dos jogos, os clubes aceitaram o desafio de promover mais este projeto social. A iniciativa foi tão bem recebida que tivemos a participação de Catanduva, que não estava na liga neste ano, mas também abraçou a causa. Agradecemos a colaboração de todos os envolvidos”, comemora Valter Ferreira, presidente em exercício da LBF.

Vitória Marcelino, ala do Blumenau-SC, entrega um dos mais de 300 presentes arrecadados pela equipe (Divulgação Blumenau)

Preocupação com o social

O prêmio social é inédito para a equipe do ABC paulista, mas o primeiro campeão da LBF CAIXA demonstra novamente sua preocupação nas questões extra-quadra. Em 2019, as andreenses foram as grandes vencedoras do prêmio LBF nas Escolas, quando envolveram, durante toda a temporada, centenas de crianças de instituições de ensino municipais com a modalidade e desenvolveram o melhor programa entre as dez equipes da temporada.

LBF CAIXA Social

O prêmio LBF CAIXA Social é oferecido pela Liga de Basquete Feminino em parceria com a CAIXA, patrocinadora oficial da LBF. Prestar serviços de relevância social ou ambiental e causar impacto na comunidade em que se está inserido é questão vital para a LBF. Ações pontuais ou contínuas são encorajadas pela Liga como atividades essenciais para as equipes que desejam participar do principal torneio de basquete feminino do país.

Esta foi a terceira edição do prêmio, vencido em 2018 pelo Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip-SP e em 2019 pela Uninassau/Cabo de Santo Agostinho-PE.

A CAIXA é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para organizar a LBF CAIXA. A competição tem a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial e a Wilson como marca esportiva oficial.

LBF CAIXA SOCIAL 2020

TOTAL: 3929 BRINQUEDOS ARRECADADOS

1º: SANTO ANDRÉ/APABA-SP: 2.057

Instituições beneficiadas: Instituto Beneficente Irmã Marli, no morro do Kibon, em Santo André (SP), e o Instituto Beneficente SOS Nova Vida, localizado em Suzano (SP)

2º: SESI ARARAQUARA-SP: 876 (350 empresariais)

Instituição beneficiada: Gaspa – Grupo de Apoio a Solidariedade do Portador de HIV/AIDS de Araraquara (SP)

3º: BLUMENAU-SC, 310

Instituição beneficiada: Lar Bethel, em Blumenau (SC)

4º: SODIÊ DOCES/ LSB RJ, 215

Instituições beneficiadas: Casa De Acolhimento e Cidadania / Banco de Areia, Instituto S.O.S Reviver – Chatuba e Instituição Projeto Efraim, todas em Mesquita (RJ)

5º: ITUANO BASQUETE-SP, 184

Instituição beneficiada: Fundo Social de Solidariedade de Itu (SP)

6º: SAMPAIO BASQUETE-MA, 150

Instituição beneficiada: Centro de Obras Sociais Frei Antônio Sinibaldi, em São Luís (MA)

7º: TIETÊ AGROINDUSTRIAL/ BAX CATANDUVA-SP, 58

Instituição beneficiada: Projeto Social Igreja Adonai, Bairro Imperial, em Catanduva (SP)

8º: VERA CRUZ CAMPINAS-SP, 50

Instituição beneficiada: a definir

9º: PRÓ-ESPORTE/ SOROCABA-SP, 29 (todas empresariais)

Instituição beneficiada: Casa do Menor de Sorocaba (SP)