A Seleção Brasileira Sub-17 feminina conquistou o nono lugar do 3º Campeonato Mundial da categoria, na Arena ZS Klatovy, na República Tcheca. Neste domingo (06 de julho), sob o comando do técnico Júlio Patrício, as brasileiras venceram as coreanas por 68 a 63 (31 a 27 no primeiro tempo). As principais pontuadoras do Brasil foram Larissa Carneiro (16 pontos, seis rebotes, duas assistências, três recuperações de bola e um bloqueio), Wytalla Motta (13 pontos, sete rebotes e três recuperações de bola) e Aline de Moura (nove pontos, 12 rebotes, duas assistências, três recuperações de bola e um bloqueio).

As cestinhas da partida foram as coreanas Jiyoung Kim e Ji Su Park, com 19 pontos cada. A Hungria garantiu a medalha de bronze com a vitória sobre a República Tcheca por 67 a 61. O título da competição, às 15h15, colocará frente a frente as seleções dos Estados Unidos e da Espanha.

“Foi um jogo bastante duro. A equipe da Coréia valorizou muito a nossa vitória, com um dos melhores jogos delas em toda competição. Entramos um pouco desconcentrados e a Coréia aproveitou chegando a abrir dez pontos de vantagem, mas com muita determinação e raça recuperamos. Corremos atrás, acertamos as bolas e o nosso ataque funcionou bem. As meninas estão de parabéns por todos os jogos difíceis que disputaram e pelo saldo de cinco vitórias em um Mundial”, analisou o treinador.

Julio falou como o Brasil se despede da competição. “Vamos sair desse Mundial de cabeça erguida e com o sentimento de que o trabalho foi realizado. Os resultados das meninas, não deixam duvidas que poderíamos ter brigado por um quarto lugar, caso tivéssemos vencido o Canadá. No formato antigo da competição, estaríamos provavelmente entre os cinco primeiros. A Espanha, nossa primeira derrota na competição, hoje vai disputar a medalha de ouro. As meninas fizeram exatamente tudo que queríamos delas e estão de parabéns. Mostraram ser uma equipe aguerrida que entusiasmou até quem estava assistindo”, contou.

O técnico finalizou agradecendo. “Gostaria de agradecer a comissão técnica, que foi uma das melhores que já estive presente pela competência e o contorno de problemas que apareceram. É um grupo que vai deixar saudade. Foi um ciclo de amizades muito grande entre nós da comissão e essas atletas. Foi um excelente trabalho. As atletas foram valentes até o último segundo e nunca deixaram de acreditar. Esperamos que elas cheguem na categoria adulta e que tenhamos contribuído para essa evolução delas”.

A equipe nacional desembarca na terça-feira (08 de julho), às 05h35 (horário de Brasília), no voo da Lufthansa (LH 504) – Terminal 03, no aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fonte: CBB
Foto: Divulgação/FIBA