Seleção terá novo desafio rumo a classificação olímpica (Divulgação/FIBA)

Após as ótimas campanhas que trouxeram o ouro PAN-Americano e o bronze na Americup, a Seleção Brasileira segue na busca por uma vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

O próximo passo se dará em Bahía Blanca, na Argentina, onde acontece o Pré-Olímpico das Américas de 14 a 17 de novembro, e o técnico José Neto divulgou nesta sexta-feira (11) a lista inicial com 17 nomes que participarão dos treinamentos para o torneio.

A base do grupo que conquistou duas medalhas continentais nos últimos dois meses foi mantida, com nomes como Érika, Clarissa, Damiris, Rapha Monteiro, Patty e Débora confirmados. Ausente na Americup, a medalhista de ouro no PAN 2019 Stephanie, que atua no basquete universitário dos Estados Unidos, está de volta.

A grande novidade fica por conta de nomes inéditos nas listas da seleção, como da ala/pivô Vitória Marcelino, campeã da LBF CAIXA 2019 com o Sampaio Basquete e que começa a disputar neste final de semana o Mundial de Praia com a Seleção de Basquete 3×3 sub-23; da pivô Juliana, atual campeã do Torneio de Enterradas do Jogo das Estrelas LBF CAIXA, hoje no Vera Cruz Campinas; e da pivô Jennifer Nonato, do Pró-Esporte/Sorocaba, que atuou na última LBF CAIXA pelo Blumenau.

Outra sorocabana convocada é Maria Carolina, pivô de 1,92m e 24 anos também atual campeã brasileira com o Sampaio.

A apresentação do grupo será no dia 1º de novembro, no Rio de Janeiro. As atletas que atuam no exterior vão se apresentar no decorrer da preparação por conta da data FIBA de liberação dos clubes. Nas próximas semanas, a CBB irá divulgar o calendário detalhado de preparação da seleção e local de trabalho. A lista final do grupo que embarca para a Argentina terá 12 nomes.

– Conhecemos bem os adversários, sabemos a dificuldade que vai ser. É uma vaga só, os Estados Unidos já estão classificados para a Olimpíada, então temos que brigar para seguir na briga por um lugar em Tóquio. Vamos nos preparar para termos condição de conquistar essa vaga, mas principalmente para seguir no desenvolvimento da seleção – explicou o técnico José Neto.

Desde que José Neto assumiu, em junho, seleção brasileira voltou a conquistar medalhas (Divulgação/FIBA)

O Brasil está no Grupo B do Pré-Olímpico das Américas, com Argentina, Colômbia e Estados Unidos. Atual campeã olímpica, mundial e da Americup, a equipe norte-americana já tem seu passaporte para Tóquio garantido, restando apenas uma vaga no grupo brasileiro, que coincidentemente é o mesmo do torneio recém-realizado em Porto Rico. No Grupo A, Canadá, Cuba, República Dominicana e Porto Rico brigam por outras duas vagas para o Pré-Olímpico Mundial, que acontecerá entre 2 e 10 de fevereiro do ano que vem.

A etapa global terá seis seleções da Europa (Espanha, França, Grã-Bretanha, Suécia e Bélgica), quatro das Américas (EUA e mais três), quatro da Ásia/Oceania (o Japão e mais três) e duas da África, com 10 vagas em aberto para as Olimpíadas, que terão apenas 12 seleções – EUA e o país-sede Japão já estão confirmados.

Vitória, Nonato e Juliana são caras novas da lista da seleção (Diego Maranhão/Vitor Bett/Alexandre Carvalho)

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA.

SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA

Convocação Treinos – Pré-Olímpico das Américas de Bahía Blanca, Argentina

Armadoras
Alana Gonçalo da Silva (Santo André/Apaba)
Débora Fernandes da Costa (SESI Araraquara)
Lays da Silva (Vera Cruz Campinas)

Alas/Armadoras
Isabela Ramona Lyra Macedo (Uninassau)
Patrícia Teixeira Ribeiro (Vera Cruz Campinas)
Tainá Mayara da Paixão (Sampaio Basquete)

Alas
Raphaella Monteiro da Silva (Ituano)
Tatiane Pacheco Nascimento (Ituano)

Alas/pivôs
Clarissa Cristina dos Santos (Lyon Asvel-FRA)
Damiris Dantas do Amaral (Busan BNK Sum-KOR)
Mariana Moura Queiroz Dias (Vera Cruz Campinas)
Stephanie Carmen Soares (The Master’s University-EUA)
Vitória Maria Domingos Marcelino (Sampaio Basquete)

Pivôs
Erika Cristina de Souza (San Sebastián-ESP)
Jennifer Nonato Calixto (Pró-Esporte Sorocaba)
Juliana Souza Maria (Vera Cruz Campinas)
Maria Carolina Ferreira de Oliveira (Pró-Esporte Sorocaba)