Seleção vem embalada pela campanha dourada no PAN (Alexandre Loureiro/COB)

*Com informações da assessoria da CBB

A Seleção Brasileira Feminina estreia na FIBA Women’s AmeriCup 2019 (Copa América), neste domingo (22 de setembro), às 18h30 (de Brasília), enfrentando a Colômbia, no Coliseu Roberto Clemente, em San Juan, Porto Rico. A partida terá transmissão ao vivo pelos canais SporTV.

O técnico José Neto sabe que estreia é sempre um jogo difícil. “Tivemos um período de treinamento muito bom, em que todas as jogadoras evoluíram em relação ao início dos trabalhos para os Jogos Pan-Americanos. Vamos enfrentar na primeira partida da AmeriCup a Colômbia, que é uma equipe que vem evoluindo muito e que sempre teve o físico como seu ponto forte. Além disso, estão jogando de uma forma bem organizada. Toda estreia tem sua dificuldade, mas estamos preparados para superar esta ansiedade, executar o que temos treinado e dar o primeiro passo na competição”, comentou.

“Vamos enfrentar uma equipe forte e rápida, que conta com jogadoras altas; espero, nada menos, que um jogo muito duro contra a Colômbia. Estou um pouco ansiosa para esta estreia, mas acredito que que conseguiremos colocar em prática tudo o que técnico José Neto pediu ao logo dos treinamentos; espero o melhor, ou seja, a vitória”, acrescentou a armadora Alana Gonçalo.

“Já conhecemos o time da Colômbia e, por isso, já sabemos como iremos jogar. É um adversário bom para a estreia, pois queremos iniciar bem, conquistando o resultado positivo”, completou a lateral Rapha Monteiro.

A Seleção Brasileira, na primeira fase, aparece no Grupo B, ao lado de Argentina, Paraguai, Colômbia e Estados Unidos. Na sequência, a equipe comandada pelo técnico José Neto tem esses compromissos: Brasil x Argentina (23 de setembro – segunda-feira), Brasil x Paraguai (25 de setembro – quarta-feira) e Brasil x Estados Unidos (26 de setembro – quinta-feira).

Já o Grupo A conta com República Dominicana, Cuba, Canadá, México e Porto Rico. Pelo regulamento, na fase inicial as equipes jogam entre si, dentro de suas respectivas chaves, em turno único, e as duas melhores nações de cada uma delas avançam à semifinal, que terá estes confrontos: 1º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B e 1º colocado do Grupo B x 2º colocado do Grupo A. Os vencedores das semifinais disputam o título.

Os oito primeiros colocados da FIBA Women’s AmeriCup 2019 garantem vaga no Torneio Pré-olímpico das Américas, que ocorrerá em novembro.

Seleção Brasileira – Americup 2019

03. Isabela Ramona, 05. Rapha Monteiro, 07. Patty Teixeira, 08. Tainá Paixão, 10. Tati Pacheco, 11. Clarissa dos Santos, 12. Damiris Dantas, 14. Erika de Souza, 18. Débora da Costa, 23. Alana Gonçalo. 31. Nádia Colhado e 97. Mariana Moura.

Comissão Técnica: Adriana Aparecida dos Santos Lopez (gerente técnica), Ricardo Brito de Carvalho (administrador), José Alves dos Santos Neto (técnico), Virgil Marc Michel Lopez e João Almeida Camargo Neto (assistentes técnicos), Diego Maroja Falcão (preparador físico), Paulo Roberto de Queiroz Szeles (médico), Isabel Cristina Castro Rosa e Jordana Reis da Silva (fisioterapeutas).