A primeira edição do Congresso Internacional de Atletas do Futuro, que agrega concomitantemente o ‘2º Simpósio de Brasileiro de Genômica e Esporte’ e o ‘2º Simpósio de Imunologia do Esporte’ será realizado entre os dias 08 e 11 de junho, no Teatro Marcos Lindenberg (UNIFESP/Campus São Paulo), na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP), contando com as presenças de nomes importantes do cenário nacional e internacional. A coordenação é dos professores doutores João Bosco Pesquero e Mauro Vaisberg, ambos da UNIFESP.

“Neste ano vão acontecer às segundas edições dos Simpósios Brasileiros de Genômica e Esporte e Imunologia no Esporte. Desta vez decidimos congregar os dois eventos em apenas um, que decidimos chamar de ‘1º Congresso Internacional Atletas do Futuro’. Como os eventos anteriores, nesta edição esperamos que este seja também um marco para o esporte no Brasil, proporcionando diferentes oportunidades ao público participante”, comenta Pesquero, lembrando que o time de convidados nacionais e internacionais reúne nomes importantes do cenário nacional e internacional.

Entre os destaques aparecem: Jiří Dvořák (Suíça), Theodore Friedmann (University of Pennsylvania), Alun Willians (Institute for Performance Research Manchester Metropolitan University), Yannis P. Pitsiladis (University of Brighton), Yannis P. Pitsiladis (University of Brighton), Vassilis Klissouras (University of Athens), Sabine Rudnik-Schoneborn (Institute of Human Genetics, Aachen/Alemanha) e Paulo Correia (UNIFESP), entre outros.

Os brasileiros Paulo Correia (fisiologista) e Chiaretto Costa (preparador físico) vão discorrer, ao longo do simpósio, relatando o trabalho de preparação física baseado em informações genéticas, conseguidas através da coleta e análise do DNA dos atletas, que é o trabalho desenvolvido pelo Projeto Atleta do Futuro – A ‘Ômica’ através do Esporte. “Esse trabalho pioneiro foi iniciado no Brasil, com resultados significativos”, adiante Correia, que além do trabalho como fisiologista, carrega na bagagem uma carreira esportiva profícua, com participação olímpica através do atletismo.

O coquetel de abertura será no domingo (08 de junho), às 20h00 (de Brasília). Informações complementares e inscrições diretamente no site www.atletadofuturo2014.com.br.

Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Imagem: Divulgação