A Espanha foi derrotada pelos Estados Unidos, pelo placar de 101 a 72, na Final do torneio olímpico de basquete feminino neste sábado, mas o resultado está longe de não ser muito comemorado pelos espanhóis. Com o resultado negativo, o país europeu deu adeus ao sonho da medalha de ouro dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro mas subiu pela primeira vez em sua história no pódio do torneio de basquete feminino.

Com a medalha de prata no peito, a Espanha fechou sua campanha na Olimpíada do Rio de Janeiro com o melhor desempenho de sua história no torneio olímpico. Com apenas quatro participações na história da competição, o país europeu tinha o quinto lugar em Pequim (CHN), em 2008, como seu melhor resultado.

No Rio 2016, a Espanha caiu na chave dos Estados Unidos, Canadá, Sérvia, China e Senegal. Com campanha de quatro vitórias em cinco partidas, o time europeu ficou com a segunda colocação do Grupo B e encarou a Turquia (3ª colocada do A) nas quartas de final. Em jogo épico, a Espanha venceu a Turquia com cesta da vitória no último segundo e avançou. Na semifinal, o time comandado pelo técnico Lucas Mondelo passou fácil pela Sérvia e se classificou para a primeira final olímpica de sua história.

Mesmo com derrota na Final, Espanha termina histórica campanha nos Jogos Olímpicos Rio 2016 com medalha de prata e sorriso no rosto (Divulgação/FIBA)

Mesmo com derrota na Final, Espanha termina histórica campanha nos Jogos Olímpicos Rio 2016 com medalha de prata e sorriso no rosto (Divulgação/FIBA)

Essa histórica medalha de prata é mais um resultado que mostra o grande trabalho feito pelo basquete espanhol na história recente do basquete feminino. Antes dos anos 2000, a tradição espanhola, em termos de participações e de resultados em competições, no esporte da bola laranja era quase zero.

Para se ter uma base, a Espanha fez sua estreia no campeonato europeu em 1974, apenas na 14ª edição do torneio, participou pela primeira vez do Campeonato Mundial em 1994, na 12ª edição da copa do mundo, além de participar pela primeira vez dos Jogos Olímpicos na edição 1992, que foi disputada em Barcelona e a equipe espanhola herdou a vaga por conta de ser o país organizador da competição.

Cada vez mais presente nas principais competições de seleções, a Espanha apresentou um grande trabalho e começou a figurar entre os principais países do basquete feminino. A partir do início do Século 21, a Espanha possui seu continente uma medalha de ouro (2013), uma medalha de prata (2007) e cinco condecorações de bronze (2001, 2003, 2005, 2009, 2015).

Já em Campeonatos Mundiais, a Espanha ainda não conseguiu subir no lugar mais alto do pódio, até mesmo porque os Estados Unidos venceram o título de quatro das últimas cinco edições. Mesmo sem título, a Espanha ficou com a prata em 2014 e com o bronze em 2010. Dando continuidade a série de resultados expressivos no basquete feminino, a Espanha conquistou a medalha de prata na Olimpíada.

Além disso, o trabalho de base espanhol vem sendo impecável nos últimos anos. Desde 2009, a Espanha disputou oito campeonatos europeus Sub-20 e conquistou cinco títulos e três vice-campeonatos. Na categoria Sub-18 são três títulos, dois vice-campeonatos e dois terceiros lugares nas últimas edições do campeonato europeu.

Além disso, a Espanha vem mantendo sua soberania no continente europeu também na categoria Sub-16. Desde 2008 são seis títulos, um terceiro lugar e um quarto lugar em nove edições do campeonato europeu da categoria.

{9C476985-90BE-40F6-BB2B-2615D3B8A2E0}huge_h

Espanha vem fazendo um trabalho primoroso em suas seleções de base e nas últimas décadas sempre está no topo em praticamente todas as competições (Divulgação/FIBA)