Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete fizeram as últimas duas decisões da LBF (Álvaro Jr.)

Termina nesta sexta-feira, 15/1, o prazo de pré-inscrição das equipes interessadas em disputar a edição 2021 da Liga de Basquete Feminino.

As entidades esportivas devem preencher a ficha cadastral enviada pela LBF e apresentar condições técnicas e financeiras para participar do principal torneio de basquete feminino do país. Em novembro último, dezenove equipes de sete estados, mais o Distrito Federal, estiveram na reunião virtual que detalhou os requisitos de disputa.

“O processo de pré-inscrição, implementado na nossa gestão, bem como a reunião de novembro, demonstram nossa preocupação com um planejamento bem executado, que certamente refletirá em um campeonato mais forte e organizado. Ficamos muito felizes com o interesse de tantas equipes e desejamos que o máximo delas possam se juntar a nós neste ano”, destaca Ricardo Molina, presidente da entidade desde 2017.

A competição deste ano está prevista para acontecer entre 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e 29 de agosto, data do eventual jogo 5 das finais. O anúncio oficial dos participantes e a divulgação da tabela de jogos da LBF 2021 estão previstos para fevereiro. O torneio terá a TV Cultura, como emissora oficial – que transmitirá jogos aos domingos – e a Wilson como fornecedora oficial de material esportivo.

Ricardo Molina no Lançamento da LBF CAIXA 2019 (Alexandre Carvalho)

O calendário da LBF, reformulado por Molina em 2018 e implementado na edição de 2019, permite que as principais atletas nacionais disputem a liga nacional e os campeonatos europeus em uma mesma temporada, elevando o nível do torneio e refletindo no desenvolvimento da seleção brasileira – como foi o caso dos retornos das pivôs Érika, Clarissa e Nadia, que voltaram a atuar no Brasil em 2019 após três anos no exterior.

Fundada em 2010, a LBF já realizou nove edições, sendo a extinta equipe de Americana a recordista de títulos, com quatro conquistas. Já o Sampaio Basquete, que levantou o troféu por duas vezes, foi o vencedor da última edição, realizada em 2019. A décima edição, em 2020, que marcaria as comemorações pelos dez anos da liga, foi cancelada por conta da pandemia mundial de covid-19.

Como resultado do crescimento obtido nos últimos anos, a LBF conta com 100% das partidas transmitidas e atrações como o troféu de MVP da Partida, o LBF Nas Escolas e as mascotes das equipes.

“Neste ano, expandiremos ainda mais as inovações que apresentamos nas últimas edições. Teremos um campeonato diferente, muito por conta dos protocolos de segurança para a covid-19, mas esperamos uma competição equilibrada, com equipes fortes que também possam revelar novos talentos”, finaliza Molina.