A Seleção Brasileira Sub-17 Feminina está em ritmo intenso de treinamentos – 10h00 às 12h00 e 17h00 às 19h00 –, no ginásio do Centro Esportivo Baetinha, em São Bernardo do Campo (SP). Sob o comando do técnico Júlio Patrício, a equipe se apresentou na última sexta-feira (06 de junho) para a disputa do 3º Campeonato Mundial Sub-17, que será realizado nas cidades de Klatovy e Pilsen, na República Tcheca, de 28 de junho a 06 de julho.

O preparador físico da equipe, Marcos Vinicius Strapasson, falou sobre o trabalho realizado nesse início de preparação. “Estamos visando um volume alto de jogo e intenso nas partes físicas, técnicas e táticas. Como as meninas vão ter uma sequência de muitos jogos, também estamos trabalhando no condicionamento cardiorrespiratória para que elas tenham uma recuperação rápida e estejam prontas para as próximas partidas. Estamos atentos ao controle de cargas de treino e recuperação das atletas para não perder nenhuma até a data da competição”, disse.

O preparador físico destacou ainda o trabalho conjunto realizado entre as áreas de preparação física, fisioterapia e técnica.  “Antes de começarmos a preparação a comissão se reúne para dosar esse trabalho em conjunto. Analisamos as características metabólicas a serem trabalhadas no momento de cada atleta, para ser inserido nos treinos com bola. Já a fisioterapia possui um trabalho também muito importante nas sessões com a educação e equilíbrio postural, além das prevenções de lesões. É muito importante essa interação entre as áreas porque conseguimos ganhar tempo e intensidade, otimizando o treinamento”, concluiu Marcos.

O Brasil está no Grupo B do Mundial da República Tcheca e vai estrear no dia 28 de junho contra o Egito. Na sequência a equipe nacional irá enfrentar as seleções da Itália (29 de junho) e Espanha (1º de julho). Na segunda fase, a Seleção Brasileira terá como adversário uma das quatro seleções do Grupo A: Canadá Coreia, Hungria e República Tcheca. A partir dessa fase, somente os vencedores continuam na disputa por medalhas e pelo título.

Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto e Fonte: CBB