Jogo sofrido, pegado, decidido nos últimos instantes, como todo jogo bom de basquete deve ser. Foi com esse clima que Presidente Venceslau saiu na frente nas semifinais do Paulista, ao bater São José por 61 a 59 no noite desta terça-feira (7), no ginásio da Uniesp, em Presidente Venceslau (SP).

Equipe de Flávio Prado ficou a um passo da final (Imagem: Conrado Gomes)

A partida começou melhor para as visitantes, que venceram o primeiro período por 11 a 5, lideradas por Vitória e Leidilania. Venceslau acordou no segundo período, melhorou a defesa e aumentou a produção no ataque, com Izabela, Barbara e Fabi para ir ao intervalo na frente (23×21). Apesar da virada, a equipe de Flavio Prado perdeu a ala Karen ainda na primeira etapa, que já vinha com dores no joelho.

No terceiro período, o jogo pegou fogo de vez. Os ataques funcionaram e dobraram a pontuação da partida, com Venceslau mantendo a liderança na maior parte do tempo, mas São José sempre na cola das donas da casa. Foram três viradas e sete empates no placar neste quarto, que terminou com uma cesta de três de Jeanne para recolocar as venceslauenses à frente (45×44).

Barbara (cobrando lance livre) ignorou as dores nas costas e comandou o garrafão venceslauense (Imagem: Conrado Gomes)

No quarto final, o ritmo de produção caiu um pouco, mas a tônica do jogo seguiu disputada. São José, liderado pelos 19 pontos da cestinha do jogo Maila (ex-Venceslau) e o duplo-duplo da pivô Vitória (13 pontos e 13 rebotes), ameaçou até o fim, chegando a retomar a liderança faltando três minutos. Mas a vitória ficou mesmo com Venceslau, que contou com a atuação monstruosa de seu garrafão – Izabela fechou com 18 pontos e Barbara fez outros 18, além de apanhar 14 rebotes. A capitã Fabi também anotou dígitos duplos em dois fundamentos, com 13 pontos e 11 rebotes.

A série vai agora para o Vale do Paraíba, com a equipe do técnico Carlos Lima precisando da vitória na próxima sexta-feira (10) para forçar o jogo 3, que, se necessário, acontece no dia seguinte (11). Quem passar encara o Santo André, que se classificou na segunda-feira ao fechar a série contra o BAX/Catanduva por 2 a 0.