Damiris volta a jogar no país após três anos (Divulgação/ Vera Cruz Campinas)

O Vera Cruz Campinas agitou o basquete feminino nacional nesta terça-feira (10/11) ao anunciar a contratação de Damiris Dantas, ala/pivô tricampeã da LBF CAIXA e destaque do Minnesota Lynx na temporada 2020 da WNBA, realizada na bolha de Bradenton, na Flórida (EUA).

A jogadora assinou contrato apenas para a disputa do campeonato paulista, no qual a equipe campineira, atual campeã, segue invicta após a vitória desta segunda (09) sobre o Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva (67×51). Aos 27 anos, Damiris voltará a atuar no país, o que não acontecia desde 2017, quando foi campeã, cestinha e MVP das finais da LBF CAIXA pelo Corinthians/Americana. Pela competição nacional, possui 98 jogos em cinco temporadas, com médias de 17,3 pontos e 7,7 rebotes.

“O Vera Cruz é uma das principais potências do nosso basquete feminino. Um projeto que está se consolidando com muito profissionalismo e dedicação de todos os envolvidos e com o grande apoio da cidade de Campinas. É um orgulho fazer parte dessa história e tenho as melhores expectativas sobre nosso grupo”, disse Damiris, em comunicado oficial do clube.

Em Campinas, a atleta reencontrará antigas companheiras dos tempos de Americana, como a ala e presidente Karla Costa, que comemorou a contratação de peso:

“Essa chegada fará bem não só ao Vera Cruz Campinas, mas ao basquete feminino no geral. Precisamos dar visibilidade à nossa modalidade e a Damiris é hoje o grande nome do nosso basquete na atualidade. Sem dúvidas, ela vai enriquecer muito a competição” destacou Karla.

Revelada pelo Instituto Janeth Arcain, Damiris têm passagens por clubes como Americana (SP) e Maranhão Basquete (MA), além dos basquetes espanhol e sul-coreano. Draftada em 2012 pelo Lynx, só foi atuar na principal liga do mundo dois anos depois, onde também defendeu o Atlanta Dream.

Em 2020, foi um dos grandes destaques do semifinalista Lynx, atuando como titular em todas as 22 partidas e batendo recordes pessoais nas médias em pontos (12,9), minutos (26,6), rebotes (6,1), bolas de três pontos (43,3%).

Com a Seleção Brasileira, foi ouro na Copa América (2011), campeã sul-americana (2013) e bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2011.