Babi tenta passar pela defesa andreense; pentacampeã foi fundamental nos momentos decisivos (Jorge Bevilacqua)

O Vera Cruz Campinas foi até o ginásio do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia pela primeira vez após a final do último paulista e bateu o Santo André/Apaba nesta quarta-feira (19) por 73 a 69. Líder isolado da LBF CAIXA, o time campineiro chegou ao 16º triunfo na temporada e segue invicto. Já a equipe da casa segue na terceira posição, com 11 vitórias em 17 jogos.

As andreenses Erika, com 22 pontos, e Alana, com outros 19, foram as maiores pontuadoras do jogo. Ariadna e Babi tiveram 16 pontos cada para o Vera Cruz Campinas, e a armadora/ala-pivô terminou como a mais eficiente do jogo (26), com 84% de aproveitamento geral, 6 assistências e 5 rebotes, sendo decisiva nos minutos finais, quando a vitória esteve ameaçada.

O jogo marcou a estreia da pivô Nadia, que em 17 minutos marcou 11 pontos e 8 rebotes.

Nadia enfim estreou coma Camisa do Vera Cruz Campinas (Jorge Bevilacqua)

“Estou muito feliz em ter estreado. Confesso que antes do jogo eu estava um pouco preocupada com meu rendimento, até porque não estou 100% ainda. Acredito que no decorrer dos jogos vou conseguir ajudar mais a equipe. Estou mais madura, depois de ter jogado esse tempo na Europa, então espero ajudar bastante a equipe no decorrer da temporada”, declarou a pivô do Vera Cruz Campinas.

Bastante equilibrado, o primeiro tempo teve ligeira vantagem do time auriceleste, que converteu sete bolas de três nos dois primeiros períodos. O Vera Cruz voltou mais disposto no terceiro período, quando Patty contribuiu com 10 pontos na parcial 21-10 que reduziu o time da casa a apenas 26% de aproveitamento.

Erika teve mais uma partida de 20+ pontos em sua melhor temporada na LBF CAIXA (Jorge Bevilacqua)

No quarto período, Erika chamou a responsabilidade para si e comandou a reação andreense, que encostou novamente no placar nos minutos finais, mas a experiência campineira comandada por Babi e por mais seis pontos de Nadia seguraram o ímpeto da casa e evitaram a primeira derrota do líder em 2019.

Próximos jogos: Na terça-feira, 25, o Vera Cruz Campinas recebe a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho (19h, LBF LIVE), no ginásio da Ponte Preta. O Santo André/Apaba buscará confirmar a terceira posição e a vantagem para as quartas de final na próxima quinta-feira, quando vai até Sorocaba para enfrentar o Pró-Esporte (19), com transmissão da TV NSports.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.