Elcio Ortiz ao lado de Fabi, MVP na vitória sobre o Santo André/Apaba em 18 de abril (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Segundo colocado no primeiro turno da LBF 2021, com cinco vitórias em sete jogos, o Vera Cruz Campinas anunciou na terça-feira (11/5) a saída do técnico Elcio Ortiz, conforme nota divulgada pelo clube.

“Só tenho a agradecer à toda a diretoria do Vera Cruz Campinas por esse período. À presidente Karla, ao Vendramini, às atletas, tenho o maior respeito por eles e meu agradecimento por tudo que me proporcionaram”, diz Ortiz.

Auxiliar técnico de Antonio Carlos Vendramini nas Finais da LBF 2019, Elcio assumiu o grupo para o campeonato paulista, na campanha que terminou em título estadual e no título pessoal de melhor técnico. Ortiz repetiria o feito em 2020, quando contou com o reforço de Damiris para vencer novamente o Ituano Basquete na decisão. Elcio também conquistou a Copa São Paulo no período.

Seu substituto será Norberto Silva, o Borracha, auxiliar no título da LBF em 2018 e um velho conhecido da diretoria campineira. Fiel escudeiro de Vendramini, Borracha também já comandou, na LBF, a equipe de São Caetano, na edição 2010/2011.

Borracha retorna ao clube após três anos (Divulgação/Vera Cruz Basquete)

“É um desafio novo em uma equipe que já trabalhei. É um prazer muito grande retornar a um lugar onde tenho muitos amigos, e uma responsabilidade muito grande de substituir grandes nomes como Vendramini e Elcio, que fizeram trabalhos espetaculares”, disse Borracha, em entrevista ao site Databasket.

Em sua carreira, também treinou equipes como Divino/Jundiaí, Araçatuba, Leites Nestlé/Sorocaba, SERC/Santa Maria e São Caetano, Universidade Paulista (Unip), entre outras. Borracha atuou também como assistente técnico, passando pela Seleção Brasileira e pelo próprio time campineiro. No selecionado nacional também comandou equipes de base, como a categoria sub-17, campeã Sul-americana.

A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.