Tassia foi novamente protagonista para o Vera Cruz Campinas (Diego Maranhão)

Terminou a invencibilidade da Sodiê Doces/Mesquita/LSB, sensação das primeiras rodadas da LBF 2021. O responsável pela façanha foi o Vera Cruz Campinas, que bateu a equipe fluminense por 76 a 64 na Arena LSB, em Mesquita (RJ), e se reencontrou com a vitória.

Tassia, da equipe paulista, foi o principal destaque e a cestinha da partida, com 19 pontos, 7 rebotes, 5 assistências e 19 de eficiência, sendo premiada com o Troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

Cestinha da temporada, Thayná foi a melhor pontuadora do time da casa, com 16 pontos e 10 rebotes – novo duplo-duplo – e os mesmos 19 de eficiência em 35 minutos que a MVP Tassia. A francesa Jessy Gneneka anotou outros 15 pontos para a Sodiê/Mesquita/LSB e o Vera Cruz Campinas teve três atletas com 11 pontos cada: Maila, Fabi e Karla.

Confira aqui as estatísticas completas do jogo

Ambas as equipes aparecem nas duas primeiras colocações da temporada, com as paulistas em vantagem pelo confronto direto e melhor saldo de cestas (+26 contra -1).


O jogo

Gneneka teve bom jogo ofensivo na Baixada Fluminense (Diego Maranhão)

A Sodiê Doces/Mesquita/LSB ganhou o reforço da armadora Mallu, que estreou na temporada após perder os dois primeiros jogos com um estiramento na coxa, mas não pode contar com a norte-americana Marquita Daniels, ausente por motivos pessoais.

O ritmo de boa parte do jogo foi marcado pelo equilíbrio entre a juventude fluminense e a experiência paulista. O Vera Cruz Campinas saiu na frente no primeiro período (16×21), mas Thayná, Gneneka e Nazinha comandaram o bom segundo quarto da LSB, que aproveitou 52,4% dos arremessos e foi para o intervalo em vantagem: 42 a 39.

Thayná teve novo duplo-duplo, insuficiente para a LSB triunfar (Diego Maranhão)

No terceiro período, o volume do jogo caiu, mas as donas da casa souberam se manter à frente no placar, mesmo com a vitória parcial campineira (14×15).

No último período, prevaleceu a experiência do campeão de 2018, que contou com as leituras de jogo de Babi e Maila e a inspiração de Karla da linha dos três pontos (8 pontos no quarto) para virar nos três minutos finais e sair do Rio de Janeiro com a vitória na bagagem.

“Fizemos uma grande partida e a vitória foi muito importante, ainda mais porque vínhamos de um resultado ruim. Conseguimos colocar em prática o que estamos trabalhando e agora é seguirmos focadas. Sabemos que as equipes da LBF têm nível muito parelho, mas precisamos estar sempre preparadas para enfrentar qualquer adversário”, disse Tassia, ala campineira.

Karla foi decisiva nos minutos finais (Diego Maranhão)


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.