Virgil comemorou o título em São Paulo ao lado da filha, Luiza (Arquivo pessoal)

Técnico do Sampaio Basquete na LBF CAIXA 2018, Virgil Lopez comemorou neste domingo o bicampeonato da seleção francesa, que derrotou a Croácia na final da Copa do Mundo da Rússia. O primeiro técnico europeu da história da LBF CAIXA assistiu a decisão acompanhado da família em um restaurante francês da capital paulista, repleto de conterrâneos também radicados no Brasil.

Virgil destacou o foco e a união dos Bleus ao longo da competição. “A França foi muito pragmática e realista neste jogo decisivo, marcando quatro belos gols. A meu ver, o Griezmann foi o grande destaque desta final, com dois passes decisivos e um gol”, comentou.

“O clima favorável que imperou no grupo francês foi fundamental, os atletas e comissão técnica se sentem bem juntos, realmente, o que seu viu foi um time unido. E isso levanta uma montanha”, acrescentou Virgil, que acompanhou a Copa à distância, mas acompanhado da esposa, a campeã Mundial e duas vezes medalhista olímpica Adriana Santos e da filha Luiza, nascida na França.

Virgil comandou a boa campanha do Sampaio Basquete em 2018 (Matheus Marques)

Antes da Copa do Mundo, o treinador acreditava em uma final Brasil e França, que não aconteceu. “Uma pena que a final não foi essa. Quem sabe no Catar”, disse. No final da primeira fase, o treinador falou ao site da LBF, analisando a campanha francesa e falando do possível confronto entre franceses e brasileiros.

Na LBF CAIXA 2018, Virgil comandou a campanha do Sampaio que chegou até ao quinto jogo das Finais, mas acabou perdendo o título para o Vera Cruz Campinas. O registro de 12 vitórias em 16 jogos na fase de classificação igualou o percentual da melhor campanha boliviana na LBF CAIXA, quando a equipe conquistou o título, em 2016, tendo Virgil como assistente de Lisdeivi Pompa.

A CAIXA é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.