Babi recebe seu primeiro prêmio MVP GOL do ano (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Com um grande jogo da capitã Babi, da pivô Licinara e da estreante Gabriela, o Vera Cruz Campinas bateu a Sodiê Doces/Mesquita/LSB por 79 a 63 na tarde deste sábado (22/5), no ginásio da Ponte Preta Paineiras, em Campinas (SP).

Foi a sexta vitória campineira na LBF 2021 e a primeira sob o comando do técnico Borracha, que não pode contar com a cestinha do elenco na temporada, Tassia, que testou positivo para covid-19. Já o time fluminense sofreu o quinto resultado negativo e aparece na sexta posição, com 11 pontos e 37,5% de aproveitamento.

A pontuadora máxima do jogo foi a pivô Licinara, com 22 pontos e 66% de aproveitamento geral. Sua companheira de garrafão, Gabriela, debutou com a camisa campineira com um duplo-duplo de 21 pontos e 10 rebotes. Babi, por sua vez, brilhou nos rebotes (16) e assistências (15) para ficar com o Troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

Thayná (26) foi novamente destaque do time fluminense (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Cestinha da temporada, a carioca Thayná deixou a quadra com 18 pontos e 7 rebotes antes de sair de quadra sentindo o tornozelo após tentativa de arremesso. Rayane teve 13 pontos e Juliana Ribeiro outros 12.

Confira aqui as estatísticas da partida

Após um primeiro período equilibrado (21×18), as donas da casa imprimiram seu ritmo no segundo quarto, com 16 pontos no garrafão – 11 só de Gabriela – e 50% de aproveitamento geral para abrir nove pontos na primeira metade do jogo (38×29).

A ofensiva campineira seguiu agressiva no terceiro período, desta vez com Licinara como destaque, mas sempre com as assistências de Babi. A parcial 27-12 deixou o time de Borracha 24 pontos a frente do rival (65×41).[

Gabriela estreou com duplo-duplo (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Mesmo com a larga diferença, a LSB aproveitou o relaxamento do adversário para atacar com mais volume e reduzir o prejuízo no último quarto. Thayná sentiu o tornozelo faltando três minutos para o fim, após impulso mal executado no ataque, e a diferença ficou em 16 pontos no zerar no relógio.


Aspas: 

Babi, armadora do Vera Cruz Campinas e MVP da partida

“É sempre bom ganhar este troféu, é motivação para o trabalho. Nós tínhamos um desfalque muito grande, mas somos uma equipe que não depende de uma só jogadora. Cada uma deu um pouquinho mais de si para suprir a ausência da Tassia e conseguiu construir o jogo dentro do que era esperado.”


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.

Sodiê Doces/Mesquita/LSB está na 6ª posição da LBF 2021 (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)