Rodrigues estreou bem em Campinas (Fábio Leoni)

Na segunda partida da temporada da LBF CAIXA, o Vera Cruz Campinas estreou com vitória em seus domínios. O atual vice-campeão derrotou a Pró-Esporte/Sorocaba por 98 a 85, no ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP), em jogo com vários destaques.

O maior deles foi Patty. A ala campineira e da seleção anotou 22 pontos, deu 11 assistências e ainda apanhou 8 rebotes, ficando próxima de um triplo-duplo. Com 33 de eficiência, foi a vencedora do Troféu GOL Melhor Jogadora da Partida.

Outras quatro jogadoras pontuaram em dígitos duplos pelo Vera Cruz Campinas. Estreando pela equipe, a ala/pivô Rodrigues registrou um duplo-duplo de 20 pontos e 15 rebotes, a melhor partida da jovem de 20 anos em três temporadas na LBF CAIXA. Yasmim anotou outros 13 pontos, seguida de Babi (11 pontos e 9 assistências) e Maila, outra estreante, que adicionou mais 10.

A cestinha do jogo, no entanto, foi a sorocabana Aruzha, que marcou 25 pontos para as visitantes. A ala Leticia Senff teve a melhor partida em quatro temporadas na liga ao anotar 21 pontos. Já a pivô Nonato teve um duplo-duplo de 19 pontos e 12 rebotes.

Patty levou o Troféu GOL de melhor da partida (Fábio Leoni)

O jogo

O técnico campineiro Élcio Ortiz começou a partida com um garrafão estreante, composto pelas ex-Ituano Rodrigues e Nascimento. E a primeira aproveitou para deixar uma boa impressão já no primeiro período, anotando 9 dos 24 pontos da equipe na parcial (24×15), enquanto Aruzha e Nonato lideravam o time visitante. No segundo quarto, foi a vez de Yasmim mostrar serviço, com três bolas do perímetro que impulsionaram a vantagem no placar geral para quase 20 pontos ao intervalo (49×31).

O segundo tempo foi mais franco e as porcentagens dos ataques aumentaram. Se agora era Patty (10 pontos no 3º período) quem comandava o Vera Cruz, Aruzha e Nonato seguiam tentando fazer a Pró-Esporte voltar para o jogo, auxiliadas por Leticia Senff. O trio fez 20 dos 26 pontos do time que chutou 56,5% no terceiro quarto, contra 53% das mandantes, que conseguiram manter a diferença em 18 pontos.

Cestinha da temporada passada, Aruzha começa 2020 com mais uma boa atuação (Fábio Leoni)

Com a vantagem construída, o Vera Cruz Campinas diminuiu seu ritmo no quarto período e a Pró-Esporte chegou a trazer a diferença para dígitos simples a um minuto do fim, mas não havia mais tempo para a reação do time do técnico Marcinho.

“É sempre bom estrear com vitória. Hoje o time estava bastante aguerrido, foi um jogo bem coletivo e o placar foi muito alto. A gente tem que melhorar alguns aspectos, mas estrear com vitória é a melhor coisa”, disse Patty, a melhor do jogo.

“É ruim (o resultado) porque a gente perdeu. Nós deixamos elas abrirem uma larga vantagem e corremos atrás. Fico feliz que a gente conseguiu tirar uma diferença de quase 30 pontos das atuais campeãs paulistas, já que nós começamos a treinar há uma semana, praticamente, e por ser um time muito novo”, opinou Aruzha.

Nonato teve um duplo-duplo nesta quinta (Fábio Leoni)

Próximos jogos – Domingo o Vera Cruz Campinas recebe Blumenau – que fará sua estreia na temporada – às 14 horas (horário de Brasília), em partida com transmissão da TV Cultura. Já a Pró-Esporte/Sorocaba volta a jogar apenas no dia 28 (19h), quando estreia em casa contra o vizinho Ituano Basquete.

Covid-19 – Todos os jogos da LBF CAIXA 2020 a partir do dia 13/03/2020 deverão ocorrer com os portões fechados e sem a presença de público nos ginásios. A LBF está monitorando diariamente as informações dos órgãos oficiais de saúde no Brasil sobre o avanço e status do COVID-19 (Coronavírus) e, visando preservar a saúde das atletas, comissões técnicas e público, adota esta medida. Qualquer alteração nesta determinação será comunicada imediatamente e solicitamos que todas as equipes participantes da LBF CAIXA 2020 compreendam o momento e adotem imediatamente esta deliberação.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para organizar a LBF CAIXA. A competição tem a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial e a Wilson como marca esportiva oficial.