Catarinenses celebram vitória em SP (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

O KTO/Blumenau venceu o primeiro jogo da série de três compromissos fora de casa. Jogando no ginásio da Ponte Preta Paineiras, em Campinas (SP), a equipe de Santa Catarina derrotou o Vera Cruz Campinas por 77 a 71 na noite desta quarta-feira (30/6), com Vitória Marcelino como destaque.

A ala/pivô teve 21 pontos e 6 rebotes. Com 20 em eficiência, recebeu o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. Kaw teve 18 pontos e novo recorde pessoal em cinco temporadas. O triunfo ainda não foi o suficiente para a equipe subir na tabela – segue em oitavo lugar, com 12 pontos e 4 vitórias em 10 jogos.

Do lado campineiro, Tassia foi a cestinha do jogo, com 24 pontos, expressivos 72% de aproveitamento geral nos arremessos, 4 assistências e 29 de eficiência. Licinara marcou 16 pontos e 3 rebotes na terceira derrota nos últimos quatro jogos. A equipe do técnico Borracha figura na quarta posição, com 17 pontos e 6 vitórias em 11 jogos.

Com a segunda vitória na temporada sobre o adversário, o KTO/Blumenau varreu o Vera Cruz Campinas pela primeira vez na LBF. O retrospecto desde 2018, no entanto, ainda é amplamente favorável ao clube paulista, que venceu 6 dos 8 confrontos disputados.

Confira aqui as estatísticas da partida

O jogo

Tassia foi a cestinha do jogo (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Borracha levou o Vera Cruz Campinas ao jogo com Babi, Maila, Tassia, Gabriela e Licinara. João Camargo trouxe Luana e Tati Castro de volta ao time titular do KTO/Blumenau, escalado também com Cacá, Vitória e Kaw.

Os primeiros dez minutos foram de domínio da casa, que teve nove pontos de vantagem (26×17). No segundo período, o time catarinense ajustou a defesa e foi aos poucos tirando a diferença, que caiu para quatro no intervalo (40×36).

A corrida 7-0 com a bola de três de Vitória Marcelino a 8 minutos e 20 no relógio do terceiro período colocou o KTO/Blumenau pela primeira vez na frente. O Vera Cruz Campinas passou quase metade do quarto sem pontuar, enquanto as visitantes abriam seis de vantagem.

Duas cestas rápidas de Maila no início do quarto período recolocaram o Vera Cruz na dianteira (57×56), obrigando o KTO/Blumenau a responder com duas bolas de três seguidas de Luana e Cacá. Foram três bolas do perímetro da ala blumenauense – a última delas levou a diferença para 8 pontos a 1 minuto e 23 segundos do fim, conduzindo o time visitante ao triunfo.

Kaw bateu recorde pessoal em Campinas: 18 pontos (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)


Aspas: 

Vitória, do KTO/Blumenau, MVP da partida

“Fizemos um belo jogo e oscilamos menos que nos outros jogos. Isso é consequência (do trabalho) da equipe. Agora temos uma sequência de jogos para buscar outras vitórias.


Próximos jogos: Na sexta-feira (2/7, 19h30, LBF LIVE), o KTO/Blumenau joga contra o Ituano Basquete, no duelo entre as pontas da tabela, em Itu (SP).

No domingo, o Vera Cruz Campinas vai até o ABC paulista para encarar o Santo André/Apaba, às 10h30 da manhã, com transmissão ao vivo pela TV Cultura.


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.