Campeão da LBF 2013, Sport Recife, de Casanova, é uma das equipes do nacional (Divulgação/CBB)

Neste sábado (18/9), em Recife (PE), a bola sobe para o Campeonato Brasileiro feminino de basquete. Uma parceria da Confederação Brasileira com o Comitê Brasileiro de Clubes que colocará 16 equipes em busca do título. Muito mais do que movimentar o basquete feminino, o torneio é uma oportunidade para jovens retomarem a carreira ou seguirem buscando o sonho de jogar basquete.

Em sua primeira temporada, o Brasileirão, divisão abaixo da LBF, terá obrigatoriamente uma base sub-23 em todos os times que disputam a competição. Por regulamento, cada equipe pode ter apenas três jogadoras acima desta idade.

O Ginásio Marcelino Lopes, do Sport Recife, campeão da LBF em 2013 e treinado por Roberto Dornelas, será a sede da Conferência Heleninha, na abertura do Campeonato Brasileiro de Basquete Feminino. Entre 18 e 25 de setembro, oito equipes duelam no começo da disputa pelo título da competição que estreia nesta temporada e surge como uma oportunidade para jovens jogadoras de basquete do país.

Figura histórica do basquete feminino, Heleninha leva nome de conferência

Além do Sport Recife/RD Sports, anfitrião, a conferência conta com Nosso Clube/Instituto Vitaliza-PE, Aeroclube-RN, Clube Campestre-PB, Bradesco Esportes-SP, Sociedade Thalia-PR, JEC/SGJ/SESPORTE-SC, e AGEFB-Basket São José-ELASE-SC. Serão quatro duelos por dia, com sinal das partidas na CBB TV e transmissão ao vivo com narração e comentários nos canais parceiros Esporte Clube Basquete, De Bandeja com Renatinho e NBA das Mina.

Pela fórmula de disputa, as equipes se enfrentam em turno único dentro das próprias conferências. Os dois primeiros colocados de cada conferência avançam direto para as quartas de final. As demais seis equipes de cada uma serão divididas em três grupos, com quatro equipes. A campeã de cada um desses grupos, mais a melhor segunda colocada, completam as quartas de final, quando entramos no mata-mata em jogo único. Esses grupos eliminatórios serão jogados entre os dias 13 a 16 de novembro. As quartas acontecem no dia 18 de novembro. E o Final Four será nos dias 19 e 20 de novembro.

Bradesco Esportes, do técnico Cristiano Cedra, está na conferência que homenageia Heleninha (Divulgação/CBB)

Conferência Delcy

CBB também homenageia Delcy, medalhista no mundial de 1971

A Conferência Delcy, com sede em Brasília, entre 3 a 12 de outubro, contará com Cerrado Basquete-DF, Sociedade Recreativa Mampituba-SC, São José dos Pinhais/Guaxo-PR, Pindamonhangaba-SP, ABASFI Foz do Iguaçu-PR, APAGEBASK-SP, Maracaju Basquete Clube-MS e ADRM Maringá-PR.

A CBB homenageia dois nomes que estiveram em quadra em 1971, quando a Seleção Brasileira conquistou o bronze no Mundial disputado em São Paulo. Juntas, também tiveram conquistas inesquecíveis no basquete brasileiro, entrando para a história.

Heleninha tem uma vinda inteira dedicada ao esporte. Como atleta, colecionou títulos importantes como a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Chicago (1959) e São Paulo (1963) e ouro no Pan de Winnipeg (1967), além de ter sido tricampeã sul-americana (1958, 65 e 70) e medalha de bronze no Mundial de 1971.

Delcy Marques marcou época no basquete brasileiro. Presente na Seleção Brasileira por mais de uma década, foi mais uma das desbravadoras que trouxeram o basquete feminino até onde ele está hoje. Foi hexacampeã Sul-Americana, bicampeã Pan-Americana e bronze no Mundial de 71, realizado em São Paulo, ao lado da própria Heleninha.

O Campeonato Brasileiro de Basquete feminino surge como uma nova oportunidade para jovens atletas seguirem suas carreiras e brigarem por seus objetivos. Servirá como uma espécie de torneio de iniciação para projetos que pretendem se estruturar e, quem sabe um dia, jogarem a Liga de Basquete Feminino. Portanto, não é uma competição de acesso automático à LBF, com vaga garantida para a equipe campeã. De qualquer forma, o Campeonato Brasileiro pode servir como uma primeira experiência para diversas agremiações que queiram atingir a elite do basquete feminino no Brasil um dia.

Nosso Clube/Instituto Vitaliza, de Pernambuco (Divulgação/CBB)

Por estatuto, a Liga de Basquete Feminino pode ser disputada por qualquer equipe interessada, desde que ela preencha requisitos estabelecidos, explica o presidente da LBF, Ricardo Molina.

– Se tivermos uma equipe que for campeã do Campeonato Brasileiro, ela se credencia em termos de equipe, mostra competitividade. Temos os requisitos básicos, conselho de administração, que vota por essa participação. Qualquer time pode jogar a LBF, atendendo os requisitos da Liga. E uma equipe, campeã, está bem credenciada – diz Ricardo Molina, presidente da LBF.

Para buscar o desenvolvimento do basquete feminino, em sua primeira temporada, o Brasileirão, divisão abaixo da LBF, terá obrigatoriamente uma base sub-23 em todos os times que disputam a competição. Por regulamento, cada equipe pode ter apenas três jogadoras acima desta idade. Magic Paula explica que o importante é colocar mais meninas para disputarem partidas no decorrer do ano, dando oportunidades.

– Essas meninas precisam manter seus sonhos vivos. O Campeonato Brasileiro chega com a felicidade de dar essa oportunidade para essas atletas e essas equipes. E ficamos felizes pelo número de times interessados já nesta primeira edição. E claro, se a equipe tiver saúde financeira para no futuro jogar a LBF, será ótimo – citou Magic Paula.

JEC/SGJ/SESPORTE, de Santa Catarina (Divulgação/CBB)

Protocolos de Covid-19

O Brasileirão respeitará todos os protocolos de saúde contra a COVID-19, com testes RT-PCR antes do começo dos jogos de cada sede, além de cuidados de higiene e distanciamento social. No Brasileirão masculino, o protocolo da CBB foi sucesso e nenhuma equipe teve jogadores em ação com atletas infectados pelo vírus. A arbitragem também não teve casos do novo coronavírus.

TABELA DE JOGOS

Conferência Heleninha – 18 a 25 de setembro

18 setembro, sábado

– 13h45 – AGEFB/São José/Elase x Instituto Vitaliza/Nosso Clube – CBB TV
– 16h – Sociedade Thalia x Aeroclube – Esporte Clube Basquete
– 18h15 – Bradesco Espportes x Clube Campestre – NBA das Minas
– 20h30 – Sport Recife/RD Sports x JEC/SGJ/Sesport/Joinville – De Bandeja com Renatinho

19 setembro, domingo

– 13h45 – JEC/SGJ/Sesport/Joinville x Bradesco Esportes – NBA das Minas
– 16h – Clube Campestre x Sociedade Thalia – De Bandeja com Renatinho
– 18h15 – Aeroclube x AGEFB/São José/Elase – CBB TV
– 20h30 – Instituto Vitaliza/Nosso Clube x Sport Recife/RD Sports – Esporte Clube Basquete

20 setembro, segunda

– 13h45 – Instituto Vitaliza/Nosso Clube x JEC/SGJ/Sesport/Joinville – Esporte Clube Basquete
– 16h – Sociedade Thalia x Bradesco Esportes – De Bandeja com Renatinho
– 18h15 – AGEFB/São José/Elase x Clube Campestre – NBA Das Minas
– 20h – Sport Recife/RD Sports x Aeroclube – CBB TV

22 setembro, quarta

– 13h45 – Sociedade Thalia x JEC/SGJ/Joinville/Sesporte – CBB TV
– 16h – Bradesco Esportes x AGEFB/São José/Elase – Esporte Clube Basquete
– 18h15 – Aeroclube x Vitaliza – De Bandeja com Renatinho
– 20h30 – Campestre x Sport Recife – NBA das Minas

23 setembro, quinta

– 13h45 – JEC/SGJ/Joinville/Sesporte x Aeroclube – CBB TV
– 16h – AGEFB/São José/Elase x Sociedade Thalia – Esporte Clube Basquete
– 18h15 – Instituto Vitaliza/Nosso Clube x Clube Campestre – NBA das Minas
– 20h30 – Sport Recife/RD Sports x Bradesco Esportes – De Bandeja com Renatinho

24 setembro, sexta

– 13h45 – AGEFB/São José/Elase x JEC/SGJ/Joinville/Sesporte – De Bandeja com Renatinho
– 16h – AGEFB/São José/Elase x Sociedade Thalia – CBB TV
– 18h15 – Instituto Vitaliza/Nosso Clube x Clube Campestre – Esporte Clube Basquete
– 20h30 – Thalia x Sport Recife – NBA das Minas

25 setembro, sábado
– 13h45 – JEC/SGJ/Joinville/Sesporte x Clube Campestre – CBB TV
– 16h – Aeroclube x Bradesco Esportes – Esporte Clube Basquete
– 18h15 – Instituto Vitaliza/Nosso Clube x Sociedade Thalia – NBA das Minas
– 20h30 – Sport Recife/RD SPorts x AGEFB/São José/Elase – De Bandeja com Renatinho

 

Fonte: Assessoria CBB