Seleção

AS NOVIDADES DA SEGUNDA LISTA DE NETO

No dia 26 de agosto de 2019, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) divulgou a lista de convocadas do técnico José Neto para a disputa da AmeriCup 2019, que acontece entre 21 a 29 de setembro em Porto Rico.

A apresentação do grupo aconteceu na quarta-feira, 28 de agosto.

Do grupo campeão do Jogos Pan-Americanos de Lima, o treinador manteve dez atletas.

São elas: Débora, Raphaella Monteiro, Clarissa, Érika de Souza, Patty, Tainá, Tati Pacheco, Izabella Sangalli, Isabela Ramona e Lays.

Ficaram de fora: Aline Moura, lesionada no Pan e sem condições de jogo e Stephanie Soares, com problemas em relação ao calendário acadêmico norte-americano. Na divulgação da convocação, Neto afirmou que Stephanie  e ainda Mariane Carvalho, Kamilla Soares, Izabel Varejão não foram liberadas, mas que continuam no ‘radar’ da comissão técnica para outras oportunidades.

Voltam ao grupo três atletas que haviam sido cortadas do grupo do Pan: Mariana Dias, Nádia e Alana.

Damiris Dantas, em ação na WNBA, foi chamada, mas a situação da jogadora é ainda incerta, já que os play-offs da liga norte-americana tem sua primeira rodada agendada para 11 de setembro. A data de apresentação de Nádia e Clarissa aparentemente não está definida, em função de compromissos com seu clubes na França.

Érika de Souza já treina com o grupo e deve retornar à Espanha apenas após a AmeriCup.

Assim as maiores novidades dessa segunda lista do técnico são as quatro estreantes em convocações para a seleção adulta.

Érika Leite, ala-armadora de 26 anos,  disputou a LBF por Santo André. Presença nas seleções de base entre 2008-2010, Érika teve trajetória ascendente na tradicional equipe paulista e esteve presente no Jogo das Estrelas da atual temporada.

Gabriela Guimarães, ala-pivô de 23 anos, é jogadora do Ituano. Com passagens pelas seleções de base entre 2011-2015, Gabriela chega à seleção após uma boa temporada em Itu no seu segundo ano de LBF. Também esteve entre as selecionadas para o Jogo das Estrelas.

Juliana Souza, pivô de 20 anos, é mais um daqueles “achados” do técnico Marcio Belicieri, que a trouxe para a disputa da LBF por São Bernardo. Em sua temporada de estreia na competição foi campeã do Desafio das Enterradas do Jogo das Estrelas. Além da convocação, Juliana teve confirmada também na última semana um contrato com o Vera Cruz Campinas para a disputa do Campeonato Paulista, ao lado de Lays e Tássia (ambas, ex-Blumenau).

Maria Carolina, pivô de 24 anos, foi campeã da LBF com o Sampaio Basquete. Maria Carolina já soma cinco temporadas na LBF, mas foi curiosamente sob o comando de um técnico estrangeiro (Cristian Santander) que contava com uma conterrânea para a mesma posição (Leiva), que a pivô brasileira teve a melhor oportunidade da carreira.

Mesmo com esses problemas de calendário, o técnico Neto terá um tempo de preparação maior dessa vez.

Ainda são desconhecidos os elencos que Estados Unidos e Canadá enviarão para a competição.

Porto Rico, Argentina, Colômbia e Paraguai também terão como base os elencos que atuaram nos Jogos Pan-Americanos.

O desenho do Pré-Olímpico das Américas, para o qual a AmeriCup fornece sete vagas, ainda não foi revelado. Os Estados Unidos já estão classificados para os Jogos de Tóquio 2020, mas participarão das duas competições.

por Bert – Painel LBF

(02 de setembro de 2019)